Topo

Botafogo

Antes de jogo às 11h, Botafogo muda programação e treina de manhã

Botafogo, de Victor Rangel, fez quase todos os treinos da semana durante o período da manhã - VITOR SILVA/BOTAFOGO
Botafogo, de Victor Rangel, fez quase todos os treinos da semana durante o período da manhã Imagem: VITOR SILVA/BOTAFOGO

20/09/2019 07h00

A rodada do Campeonato Brasileiro realizada pela manhã fez o Botafogo mudar a programação usual de treinos pelas bandas do Estádio Nilton Santos. Como a partida contra o São Paulo, no próximo sábado, na própria arena, será disputada às 11h, a comissão técnica do Alvinegro resolveu realizar quatro dos cincos treinos da semana na parte da manhã.

O intuito é que os jogadores se acostumem com o clima e com o calor da hora do duelo, com o treino sendo uma simulação do que pode acontecer no jogo. A temperatura dessa semana no Rio de Janeiro, de acordo com informações do site "Climatempo", ficou entre 28 e 33 graus, mas pode diminuir no sábado, data da partida, com a chegada de uma possível frente fria.

Além disto, outra preocupação da diretoria é com a alimentação dos atletas. O departamento de futebol entende que igualar a rotina dos jogadores com a hora do jogo foi importante no que diz respeito ao horário que as refeições são feitas e que o corpo deles se acostume a fazer uma grande quantidade de esforço em um horário específico do dia.

Com exceção de segunda-feira, marcado por ter sido a data de reapresentação do elenco após o empate sem gols com o Ceará, fora de casa, quando o treino foi realizado às 15h30, todas as atividades da semana começaram, pelo menos, às 9h. O São Paulo, adversário do Glorioso, também optou por uma estratégia parecida.

A promessa é que o calor seja um dos protagonistas do duelo, assim como vem sendo no dia a dia do Rio de Janeiro ultimamente. Como não é comum que as partidas sejam disputadas de manhã, o Botafogo optou por esta mudança "drástica" na programação dos treinamentos. O Glorioso, com 27 pontos, vai tentar se reaproximar do G6 do Brasileirão contra o São Paulo, sexto colocado, com 32.

Sem poder contar com Diego Souza, por questões contratuais, Alex Santana, com uma lesão no tornozelo, e com uma dúvida em cima de Joel Carli, também machucado, o provável Botafogo para entrar em campo contra o São Paulo é Gatito; Fernando, Marcelo Benevenuto (Carli), Gabriel, Gilson; Cícero, Gustavo Bochecha, João Paulo; Marcinho, Victor Rangel (Vinícius Tanque), Luiz Fernando.

Botafogo