Topo

Gatito faz balanço positivo do primeiro turno e mira Libertadores

17/09/2019 16h33

O Botafogo encerrou o primeiro turno no Campeonato Brasileiro, na 10ª colocação, com 27 pontos e chances de brigar por uma vaga na Copa Libertadores da América O desempenho no torneio nacional superou as expectativas da torcida e de analistas, depois de um início de ano ruim do clube, com eliminações precoces no Carioca e Copa do Brasil, além das dificuldades financeiras fora de campo. Em coletiva na manhã desta terça-feira, o goleiro e ídolo Gatito Fernández fez um balanço positivo da primeira metade do Brasileirão e mostrou confiança de que o grupo pode ter um final de temporada mais regular, a começar por uma boa apresentação contra o São Paulo, em casa, no sábado. às 11h (de Brasília).

- Estamos indo mais longe do que o nosso torcedor esperava, mas confiamos bastante no nosso trabalho, temos um grupo forte e fico feliz pelo que fizemos no primeiro turno. Sabemos também que poderíamos ter feito um pouquinho mais e agora é começar com o pé direito que esse returno será importante para nós. Nosso objetivo é chegar na Libertadores assim como em 2016, estamos bem perto e temos um confronto direto com o São Paulo. Podemos nos aproximar e ficar mais no topo da tabela. Começar bem no returno será muito importante para trazer ainda mais confiança. A gente vem de dois jogos sem perder e uma vitória seria importante - disse Gatito.

A permanência de Gatito no Alvinegro em 2020, no entanto, ainda é incerta. Valorizado depois da Copa América, o paraguaio recebeu sondagens e pode deixar o Glorioso na próxima janela de transferências. Apesar do jogador mostrar identificação com a instituição e com a torcida, uma saída não está descartada pois significaria mais um alívio aos combalidos cofres do clube. Questionado sobre esta possibilidade, Gatito desconversou e preferiu focar nos compromissos esportivos que tem pela frente.

- Sou feliz aqui no clube, todo mundo sabe bem disso e procuro fazer o meu melhor a cada dia. Se tiver uma oportunidade de sair e for bom para mim e para o clube é claro que eu pensaria. Mas estou focado nesse returno, em buscar essa vaga para a Libertadores e acho que seria uma boa colocação para o clube por tudo que está acontecendo nesse ano -destacou o goleiro paraguaio.

TABELA

> Veja a classificação e o simulador do Brasileirão clicando aqui

Gatito foi o grande destaque do Alvinegro na rodada anterior do Brasileirão. As boas defesas na Arena Castelão garantiram o 0 a 0 com o Ceará e um ponto fora de casa, considerado fundamental para as pretensões da equipe de brigar pelo G-6 do torneio nacional.

O próximo desafio do Glorioso será em casa, quando recebe o São Paulo. A partida que marca o início do returno do Campeonato Brasileiro será disputada no próximo sábado, às 11h (de Brasília), no Nilton Santos. Depois disso, o Botafogo faz dois jogos fora de casa, contra Bahia e Fortaleza.