Topo

Futebol


São Paulo perde pontos em casa e Cuca vê prejuízo na briga pelo título

16/09/2019 07h00

A partida do último domingo, diante do CSA, era essencial para o São Paulo do ponto de vista da tabela do Campeonato Brasileiro. Além de ganhar posições, manteria a distância para o líder Flamengo. No entanto, a expectativa não foi atendida e o empate em 1 a 1 com os alagoanos teve efeito contrário. Resultado: queda na classificação e distância ampliada para o primeiro lugar.

TABELA

> Veja classificação e simulador do Brasileirão clicando aqui

Por enfrentar um adversário que disputa outra zona da tabela, por ser um jogo em casa e com a volta de muitos jogadores importantes, o cenário parecia armado para a conquista dos três pontos, porém a história não foi dessa forma e a perda de pontos como mandante voltou a atormentar os são-paulinos, que poderiam alcança a quarta posição na tabela e agora ocupam a sexta.

- Essa é a diferença. Com cinco empates no Morumbi, se tivesse tido pelo menos três vitórias, tinha seis pontos a mais. Esses empates em casa estão nos distanciando, sem dúvida - disse Cuca em coletiva após o duelo.

O Tricolor ainda não perdeu como mandante neste Brasileirão. São quatro vitórias e seis empates, o que na visão do treinador e da torcida acabam tirando o clube da briga pelo título. No entanto, os resultados ruins em casa não são exclusividade desta fase do ano. Comparando os números de toda a temporada, o São Paulo é o pior mandante entre os time de Série A.

Até aqui, são 21 jogos oficiais em casa, com sete vitórias, 11 empates e três derrotas, aproveitamento de apenas 50,79%. Para se ter uma ideia de como esse desempenho é ruim, Avaí, Chapecoense, Fluminense e CSA possuem índices melhores do que os do Tricolor neste ano. Além disso, ninguém empatou tanto como mandante quanto o clube do Morumbi em 2019. Não é toa que essa tendência tem sido seguida no Campeonato Brasileiro.

- Ficamos frustrados como todo torcedor, porque esses empates em casa nos tiram uma chance enorme de brigar lá na frente. Os últimos quatro jogos não vieram os resultados. Se a gente pensa em disputar o título, que cada vez está ficando mais difícil, que é a realidade, precisa voltar a vencer. Vamos pensar em vencer, jogo a jogo, treinar mais para poder jogar melhor e vencer - declarou Cuca em relação ao desempenho são-paulino como mandante.

O São Paulo volta a campo fora de casa, para enfrentar o Botafogo, no Nilton Santos, às 11h do próximo sábado, pela 20ª rodada do Brasileirão-2019, a primeira do segundo turno. O Tricolor, que estava em quinto, agora está na sexta posição no campeonato, com 32 pontos, dez atrás do líder Flamengo.

Confira os piores aproveitamentos como mandante na temporada, em jogos oficiais, entre os clubes de Série A:

1) São Paulo - 50,79%

2) Avaí - 51,52%

3) Chapecoense - 52,17%

4) Fluminense - 54,67%

5) CSA - 56,67%

Mais Futebol