Topo

Inglaterra

Rooney diz que sua geração teria "ganhado tudo" na seleção com Guardiola

Phil Noble/Reuters
Imagem: Phil Noble/Reuters

A Copa do Mundo de 1966 é o único título conquistado pela seleção principal da Inglaterra em toda sua história. Segundo Wayne Rooney, porém, o roteiro seria diferente se Pep Guardiola tivesse comandado a chamada 'Geração de Ouro', que teve nomes como Beckham e Gerrard, além do próprio ex-jogador do Manchester United, em boa parte dos anos 2000.

Em seu podcast, Rooney afirmou que aquele time teria ganhado todos os títulos que disputou caso tivesse sido treinado pelo espanhol, atualmente no Manchester City. O jogador, maior artilheiro da história do English Team, com 53 gols, ainda elogiou o trabalho presente de Gareth Southgate, que conseguiu atingir as semifinais do último Mundial na Rússia e da Nations League.

- Você olha para o nosso time há 10 anos e, sem dúvida, tínhamos o melhor elenco do futebol mundial. Rio Ferdinand, John Terry, Ashley Cole, (Steven) Gerrard, (Paul) Scholes, (Frank) Lampard, (David) Beckham, eu, Michael Owen. Se tivéssemos Guardiola com esse grupo de jogadores, teríamos ganhado tudo, sem dúvida - cravou o atacante.

Wayne Rooney tem 119 jogos com os 'Three Lions'. O atacante disputou as Eurocopas de 2004 e 2012 e as Copas do Mundo de 2006, 2010 e 2014. Em nenhum desses torneios, porém, a equipe conseguiu passar das quartas de final. Na Euro de 2008, o time ainda amargou uma eliminação nas Eliminatórias, sem conseguir se qualificar para o torneio disputado na Áustria e na Suíça.

Aos 33 anos, o jogador revelado pelo Everton está desde 2018 no DC United, que disputa a MLS, a principal liga dos Estados Unidos.

Errata: este conteúdo foi atualizado
Diferentemente do publicado, a Eurocopa de 2008 não foi na Polônia e na Suíça, e sim na Áustria e na Suíça. A informação foi corrigida.
Diferentemente do que foi publicado anteriormente, a Inglaterra foi campeã da Copa do Mundo de 1966, e não de 1996. O erro foi corrigido.

Inglaterra