Topo

Futebol


Alegria recuperada pode estar por trás das boas atuações de Marcinho

12/09/2019 07h00

Desde o retorno do Campeonato Brasileiro, após a Copa América, o Botafogo ainda não conseguiu mostrar a mesma regularidade em campo de antes da pausa e oscila entre boas e más atuações no torneio nacional. Para um jogador, no entanto, a intertemporada forçada parece ter feito muito bem. O lateral Marcinho, antes alvo preferido das críticas da torcida, cresceu de produção e mudou de status no Alvinegro.

As boas atuações o converteram em referência dentro do clube, a ponto de ser um dos mais aclamados na chegada ao Nilton Santos, no último domingo, antes da vitória por 2 a 1 sobre o Atlético-MG. E a felicidade recuperada do jogador já é vista como elemento extra para a evolução na temporada, na visão dele próprio e do técnico Eduardo Barroca.

Na vitória sobre o Galo, Marcinho voltou a exercer a função de ala ofensivo, na qual vem rendendo ultimamente. O atleta foi peça importante na vitória por 2 a 1, que ajudou a amenizar o clima quente dos bastidores, em razão dos atrasos no pagamento de salários. Contra o Internacional, na rodada anterior, chegou até a marcar um dos gols da derrota por 3 a 2, em Porto Alegre. Em coletiva no último domingo, quando questionado sobre o camisa 4, Barroca citou a felicidade de jogar futebol como principal razão para o bom desempenho.

> VEJA E SIMULE A TABELA DO BRASILEIRÃO

- Para mim, é muito simples. Quando você está feliz e confiante, faz tudo melhor naturalmente. O Marcinho está feliz, mais confiante, recebendo mais carinho do torcedor e produzindo mais, segundo a própria autoavaliação dele. Naturalmente com o talento e a cognição dele, tem todas as condições de continuar crescendo, independentemente da posição em que ele jogar. É um jogador bastante importante para nós - disse o treinador.

E o discurso do treinador coincide com o do atleta. Após os treinos da última quarta-feira, Marcinho confirmou que a alegria recuperada é o elemento que faltava no início do ano, quando era alvo de xingamentos vindos das arquibancadas. A relação de longa data e a identificação com o trabalho do técnico também ajudaram a recuperar a confiança e o carinho do torcedor.

- Quando você está feliz, as coisas acontecem naturalmente. Me identifico muito com o trabalho do Barroca, já trabalhamos juntos na base. Quando você está feliz, tudo tende a crescer e ficar melhor - analisou Marcinho.

> ACOMPANHE O DIA A DIA DO BOTAFOGO

Ponto de virada

Marcinho vive uma evolução exponencial. Antes da Copa América, o lateral, um dos principais alvos de críticas vindas da torcida, chegou a amargar o banco de reservas para Fernando, que, retornando de um empréstimo junto ao Lille, da França, ocupou a vaga no onze titular da equipe de Eduardo Barroca.

A parada para a Copa América foi uma das principais causas pela evolução de Marcinho. O próprio lateral, poucas semanas depois da competição entre seleções, afirmou que o tempo no banco de reservas e longe de uma grande exposição foram positivas para a sua cabeça. Com a concentração e o foco voltados para as quatro linhas, o lateral-direito reencontrou o bom futebol.

Desde a Copa América, Marcinho começou todas as partidas do Botafogo, seja pelo Campeonato Brasileiro ou na Copa Sul-Americana, como titular. A forte sequência evidencia o bom momento vivido pelo lateral de 23 anos, que, inclusive, já foi citado por Tite em uma convocação da Seleção Brasileira, no ano passado.

Dobradinha com Fernando

Com Marcinho atuando mais avançado, Fernando ganhou a posição de lateral-direito do Glorioso. E a parceria da dupla tem funcionado. No último domingo, os dois receberam elogios de Barroca pela atuação contra o Galo.

- Gostei. A gente ganha algumas alternativas com os dois. Fernando é um jogador que tem números que mostram que a nossa equipe tem um aproveitamento muito alto quando ele joga. Mantém uma consistência de linha de quatro, jogador extremamente importante na bola parada defensiva. Saí satisfeito com essa dobradinha do Fernando com o Marcinho - disse Barroca.

Mais Futebol