Topo

Verdão vê filme repetido e acumula mais um insucesso em mata-mata

28/08/2019 08h00

Desde o título da Copa do Brasil de 2015, o Palmeiras acumula frustrações disputando torneios de mata-mata. A mais recente foi a dessa terça-feira, ao ser eliminado pelo Grêmio nas quartas de final da Libertadores com um enredo já conhecido.

Na semifinal de 2018, contra o Boca Juniors (ARG), o time segurava o 0 a 0 na Bombonera, mas sofreu dois gols em cinco minutos e assim ficou em situação delicada - o 2 a 2 no Allianz Parque não foi suficiente para reverter o placar.

Nesta edição, o Palmeiras vencera na Arena Grêmio por 1 a 0 e saiu na frente no Pacaembu, mas em sete minutos levou a virada que sacramentou a queda.

Desde 2016, quando voltou a disputar a Libertadores, o Palmeiras foi eliminado na fase de grupos, nas oitavas de final (2017), na semifinal (2018) e agora nas quartas (2019). No ano passado, o time terminou a etapa de grupos com a melhor campanha.

No Paulista, o Verdão tem um vice (2018) e três quedas em semifinais, em 2016, 2017 e 2019. Na Copa do Brasil, desde o título em cima do Santos, foram três eliminações nas quartas de final (2016, 2017 e 2019) e uma na semifinal (2018).

- Temos lições ano a ano. Temos a lição do Cruzeiro no ano passado (na semifinal da Copa do Brasil), do Inter neste ano na Copa do Brasil, e agora mais essa. Ou aprendemos ou vamos ser derrotados em competições disputadas desta forma. Cabe a nós, técnicos, dirigentes e jogadores, entendermos que precisamos disso e buscarmos uma situação melhor - afirmou Felipão.

A parte mental tem grande influência no estilo de jogo de Luiz Felipe Scolari, mais reativo, e em competições de mata-mata. O Palmeiras ainda peca neste quesito, como ocorreu na derrota do Pacaembu, em que perdeu a vantagem rapidamente e ficou pilhado demais. Scolari sabe que precisa corrigir este defeito, mas depende da resposta dos atletas.

- Com trabalho diário e aprendizado, conseguimos melhorar muitas coisas que são um pouco diferentes. Trabalho mental, dentro de campo... Claro que se consegue. Eu consigo desde que tu queiras me ajudar. Às vezes eu acho que não preciso e não aceito. Se você entende, vai melhorar. Vai acontecendo de tal forma que no futuro não acontecerá mais - completou.

O único torneio que resta para o Palmeiras disputar é o Campeonato Brasileiro. A três pontos dos líderes Flamengo e Santos e com um jogo a menos, o time ao menos tem sido especialista em pontos corridos: venceu duas das últimas três edições e foi vice na outra.