Topo

Na despedida de Cesc Fabregas da Inglaterra, Chelsea avança na Copa

Próximo de saída, Cesc Fabregas acena à torcida do Chelsea  - Eddie Keogh/Reuters
Próximo de saída, Cesc Fabregas acena à torcida do Chelsea Imagem: Eddie Keogh/Reuters

05/01/2019 18h10

Na despedida de Cesc Fabregas do futebol inglês, com direito a pênalti perdido, choro e aplausos, o Chelsea venceu o Nottingham Forest por 2 a 0, neste sábado (5), em Stamford Bridge, e se classificou para a quarta rodada da Copa da Inglaterra. Após perder um gol incrível, Álvaro Morata se redimiu anotando duas vezes.

Depois de mais de dez anos, 500 jogos e seis títulos nacionais na Inglaterra, o meio-campista está muito perto de se transferir para o Monaco, conforme publicado por veículos de imprensa locais. Ainda que os clubes e o jogador não confirmem a transferência, o jogador deu sinais de que está mesmo saindo do país no momento de sua substituição, quando foi às lágrimas enquanto era aplaudido por todo o estádio. 

Fabregas chegou à Inglaterra ainda nas categorias da base, quando trocou o Barcelona pelo Arsenal, em 2003. No mesmo ano, fez sua estreia pelo profissional e, até sua saída, em 2011, se tornou um dos ídolos da torcida e principal jogador da equipe. Após retornar por três temporadas ao Barcelona, se transferiu novamente à Inglaterra, desta vez para o Chelsea, em 2014. 

Reservas

O Chelsea entrou em campo com um time reserva, com exceção de David Luiz. O comando de ataque foi composto pelos jovens Hudson-Odoi e Loftus-Cheek, além de Morata. Fabregas ganhou oportunidade, assim como o brasileiro Emerson Palmieri.

Com paradinha, Fabregas desperdiça pênalti

Com um time mais ágil, o Chelsea se aproximava do primeiro gol. David Luiz acertou um belíssimo lançamento para Zappacosta, que cruzou para Loftus-Cheek. O jovem inglês limpou a jogada e foi derrubado. Na cobrança, Fabregas correu a bola, deu uma paradinha que derrubou o goleiro, mas na sequência da corrida, o espanhol bateu fraco e deu condição para Steele se recuperar e efetuar a defesa.

Baque

Após perder o pênalti e a chance de abrir o placar, os Blues passaram a criar menos. Zappacosta recebeu na direita, bateu forte, mas Steele botou para escanteio. Sem marcar, a equipe passou a ficar mais nervosa em campo e Barkley recebeu cartão amarelo, por falta dura e por parar o contra-ataque do Nottingham Forest, que não oferecia perigo. Sarri, próximo do fim do primeiro tempo, sacou Loftus-Cheek e colocou Hazard.

Morata desencanta

Antes da partida, o assistente de Maurizio Sarri, o ex-jogador e ídolo do Chelsea, Gianfranco Zola criticou Morata dizendo que o espanhol deveria "perceber que joga no Chelsea e não no Southampton ou Brighton". A cobrança parece que surtiu efeito. No início do segundo tempo, Morata desviou o bom cruzamento de Odoi e abriu o placar.

Do horrível ao belo, em minutos

Morata, definitivamente, era para ser o protagonista. Após boa jogada de Barkley, o atacante, sozinho, sem goleiro e na pequena área, mandou a bola por cima do gol e perdeu um gol incrível. O bandeirinha, porém, anulou alegando impedimento. Minutos depois, Odoi cruzou na área e, dessa vez, o espanhol subiu bonito e marcou de cabeça, para sua redenção.

Classificação assegurada

Com o placar praticamente garantido, Sarri colocou Azpilicuetta no lugar de Morata e o Chelsea passou a jogar mais conservador, sem se arriscar muito, apesar de não reduzir o ritmo ofensivo. O Nottingham não oferecia resistência e não assustou os Blues, o que facilitou na manutenção do resultado e na classificação.