Topo

L! Espesso: Volta de Carille tem preço alto demais para o bolso do Timão

23/11/2018 09h13

Fábio Carille de volta ao Corinthians? O rumor ganhou força nesta semana e deixou animada a torcida, bastante frustrada com a temporada da equipe, que degringolou com o desmanche de jogadores e a saída do treinador em maio. Até o momento, a palavra oficial do clube é pela permanência de Jair Ventura no comando, que tem contrato até o fim de 2019, mas é o tipo de discurso que pode ir por terra rapidamente, ainda mais depois que Andrés Sanchez iniciou conversa com o empresário do treinador durante a viagem para Londres, na semana passada.

Se Carille decidir pelo retorno, é de se imaginar que dará preferência ao Corinthians, de onde saiu como unanimidade após conquistar dois estaduais e um Brasileirão. Mas há também entraves consideráveis. A aposta rendeu tantos frutos que mudou o patamar do treinador. Isso significa que, caso aceite deixar o Al-Wehda, da Arábia Saudita, vai haver uma forte concorrência entre clubes brasileiros que já convivem com a indefinição sobre o cargo para a próxima temporada.

É o caso, por exemplo, de Grêmio e Flamengo, que devem duelar por Renato Portaluppi, do Santos, que pode perder Cuca por questões médicas, e do Atlético-MG, que já sondou Carille quando ainda estava empregado no Corinthians. Outro fator é financeiro: contratar o treinador significa paga uma multa de US$ 700 mil (R$ 2,6 milhões) pela rescisão com o clube saudita e aceitar uma realidade salarial bem diferente, condizente com o status de grife que Carille ganhou rapidamente, graças ao sucesso no Corinthians. Realidade que foge completamente do quadro financeiro atual do Timão. O sopro para renovar a esperança de recuperar um time vencedor tem um preço alto para se pagar.

Quer ler mais opinião e informação todos os dias? O LANCE! Espresso é uma newsletter gratuita que chega de manhã ao seu e-mail, de segunda a sexta. É uma leitura rápida e saborosa como aquele cafezinho de todos os dias, que vai colocar você por dentro das principais notícias do esporte. A marca registrada do jornalismo do LANCE!, com análises e contextualização de Fabio Chiorino e Rodrigo Borges. Clique aqui e se inscreva.