Topo

Com derrota, Grêmio "seca" São Paulo pensando em planejamento de 2019

22/11/2018 00h05

Além da natural questão financeira sobre em qual posição se termina dentro do Brasileirão, o Grêmio tem, depois de perder por 2 a 0 para o Flamengo no Maracanã, a missão nessa quinta-feira (21) de "secar" o São Paulo (joga contra o Vasco também no Rio de Janeiro) pensando em como irá se planejar para a temporada de 2019.

Em caso de permanência no G4 até o final da competição, os comandados atualmente por Renato Portaluppi poderão se preparar para a disputa da Copa Libertadores apenas em fevereiro.

Assim, a equipe terá a condição de seguir um cronograma feito nos últimos dois anos de dar mais tempo de descanso e treinos para os considerados titulares enquanto o chamado Time de Transição inicia a disputa do estadual.

Por sua vez, se não houver a possibilidade de segurar o posto de ser um dos quatro menores, o planejamento precisará ser bastante antecipado. Isso porque, segundo o calendário divulgado pela Confederação Sul-Americana de Futebol (Conmebol) em junho desse ano, a primeira fase da Pré-Libertadores começa em 22 de janeiro.

Algo que impacta diretamente se o panorama da indefinição do técnico Renato Portaluppi também for levado em consideração. Fazendo um certo "mistério" sobre sua renovação contratual ou não, os resultados dessa reta final e as condições apresentadas pela diretoria do clube para reforçar um elenco que deve perder peças em dezembro seriam triviais para sua decisão.

Nos dois compromissos derradeiros do Grêmio no Campeonato Brasileiro de 2018, a equipe enfrenta o Vitória no Barradão e encerra os trabalhos recebendo o Corinthians na Arena em Porto Alegre.