Topo

Flamengo marca no fim, vence o Sport e diminui distância para o líder

18/11/2018 19h07

A atuação passou longe de agradar, mas a vitória por 1 a 0 sobre o Sport, neste domingo em Recife, faz o torcedor do Flamengo voltar a sonhar com o título do Brasileirão. Afinal, os concorrentes à conquista - Palmeiras e Internacional -não venceram e o Rubro-Negro diminuiu a distância para o líder para cinco pontos.

Faltando três rodadas para o fim, o time de Dorival Júnior, com 66 pontos, está perto de garantir seu lugar no G4 que garante vaga direto na fase de grupos da Libertadores. O Sport, por sua vez, segue ameaçado pelo rebaixamento. Ainda está fora do Z4, com 38 pontos, apenas um a mais do que o América-MG, 17º.

Improviso, erros e nada de gols

Com problemas para montar as equipes, os dois técnicos apostaram em improvisações na defesa. Dorival Jr colocou Léo Duarte na lateral-direita, Milton Mendes pôs Ernando na lateral-esquerda. Os zagueiros não comprometeram defensivamente, mas as opções tornaram o Flamengo e o Sport em 'times mancos', que só atacaram por um lado.

Vitinho e Renê se salvaram em uma atuação apática do Flamengo no primeiro tempo. O time sentiu falta de um armador - com Diego, suspenso, e Everton Ribeiro no banco - e errou 26 passes antes do intervalo. A opção por Geuvânio mostrou-se equivocada. O atacante pouco fez.

O Sport não errou tanto quanto o rival, mas também apresentou um futebol de nível técnico baixo. O principal lance de perigo foi em falta cobrada por Michel Bastos, a qual César foi bem para evitar o gol.

Dorival demora a mexer...

A postura e o futebol do Flamengo passaram longe do esperado por um time que dizia ainda acreditar no título, mas Dorival manteve a equipe na volta do intervalo. O goleiro Mailson, do Sport, seguiu sem ser ameaçado. E mais, Paquetá foi expulso após dois cartões amarelos bobos.

Só então, aos 20 minutos, que o técnico acionou Berrío e Everton Ribeiro. A dupla, apesar do cenário desfavorável, criou muito mais do que os substituídos Geuvânio e Henrique Dourado. Em boa tabela com o camisa 7, o colombiano levou certo azar: a cabeçada foi na trave e voltou nas mãos do goleiro do Leão da Ilha.

... Mas Arão castiga o Sport!

Quem ficou devendo após a expulsão foi o Sport. O time não soube o que fazer com a bola. Nem o apoio da torcida foi capaz de levar o Leão ao ataque com perigo. Assim, o castigo veio pelo alto. Vitinho cobrou escanteio e Arão, na primeira trave, desviou para o gol. O Fla sofreu no final, mas venceu: 1 a 0.

FICHA TÉCNICA

SPORT 0X1 FLAMENGO

Estádio: Ilha do Retiro, em Recife (PE)

Data-hora: 18/11/2018, às 17h

Árbitro: Raphael Claus (Fifa/SP)

Renda/Público: R$ 283.760,00 / 26.005 presentes

Cartão amarelo: ACláudio Winck (SPO); Lucas Paquetá (FLA)

Cartão vermelho: Lucas Paquetá (FLA)

Gols: Willian Arão (0-1, 37'/2ºT)

SPORT: Maílson; Cláudio Winck, Adryelson, Ronaldo Alves e Ernando; Marcão (Felipe Bastos, 20'/2ºT), Jair, Gabriel e Michel Bastos (Matheus Peixoto, 35'/2ºT); Mateus e Hernane (Marlone, 29'/2ºT) - T: Milton Mendes

FLAMENGO: César; Léo Duarte, Rhodolfo, Réver e Renê; Cuéllar, Willian Arão e Lucas Paquetá; Vitinho (Piris da Motta, 40'/2ºT), Geuvânio (Everton Ribeiro, 17'/2ºT) e Henrique Dourado (Berrío, 17'/2ºT) - T: Dorival Júnior