Felipão se aproxima de própria marca histórica no Palmeiras e mira recorde

Invicto há 17 rodadas no Brasileirão, o Palmeiras de Luiz Felipe Scolari, líder com cinco pontos de vantagem sobre o segundo colocado, pode igualar sua série de 18 jogos sem derrotas, obtida entre as edições de 1997 e 1998, também com Felipão no comando. Com mais dois jogos sem ser batido, o clube alviverde pode também chegará à maior invencibilidade no Brasileirão por pontos corridos.
O time alviverde foi vice-campeão em 1997 e nos últimos 15 jogos daquela edição conseguiu sete vitórias e oito empates (após dois 0 a 0 na final, o Vasco foi campeão por ter a melhor campanha). As três primeiras rodadas de 1998 completam a sequência. Portanto, entre 1997 e 1998, durante a primeira gestão de Scolari, foram 18 rodadas invicto, com nove vitórias e nove empates.
O aproveitamento na atual sequência é melhor: são 13 vitórias e quatro empates. A última derrota do Palmeiras no Brasileiro deste ano foi no dia 25 de julho, quando a equipe perdeu por 1 a 0 para o Fluminense, no Maracanã. O resultado culminou na queda de Roger Machado.
A primeira vitória destas 13 veio contra o Paraná, com Wesley Carvalho, técnico do sub-20, no banco de reservas. Felipão já tinha acertado seu retorno, mas ainda definia a mudança de Portugal para São Paulo. Nos 16 jogos seguintes, o comando já era do ídolo.
Restando seis jogos para disputar, o time alviverde pode chegar à sua segunda maior sequência invicta no Brasileiro, os mesmos 23 jogos sem derrota de 1994, quando também foi campeão. O recorde palmeirense, contudo, ainda é a série entre 1972 e 1973, quando a Academia ficou 26 partidas sem ser batida. Nas duas temporadas desta maior marca, o clube também acabou com o título.
Desde que o campeonato passou a ser disputado por pontos corridos, as maiores séries sem derrota são do Corinthians: 19 jogos em 2017 e 19 também entre as edições de 2010 e 2011. Atlético-PR, em 2004, São Paulo, em 2008, e Sport, entre 2014 e 2015, tiveram 18 rodadas de invencibilidade cada um.
O Palmeiras lidera o Brasileiro com 66 pontos, tendo cinco de vantagem para o Inter. De acordo com o matemático Tristão Garcia, do site Infobola, o time de Scolari tem 88% de chances de conquistar o título. A agenda alviverde ainda tem: Atlético-MG (fora), Fluminense (casa), Paraná (fora), América-MG (casa), Vasco (fora) e Vitória (casa),







ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.