Topo

Palmeiras celebra 85 anos de maior goleada sobre o Corinthians: 8 a 0

Romeu Pelliciari, atacante do Palestra, em ação contra o Corinthians em 1933 - Reprodução
Romeu Pelliciari, atacante do Palestra, em ação contra o Corinthians em 1933 Imagem: Reprodução

05/11/2018 15h36

O Palmeiras comemora nesta segunda-feira o aniversário de 85 anos da sua maior vitória no Dérbi. No dia 5 de novembro de 1933, o Verdão bateu o Corinthians por 8 a 0, até hoje o maior resultado obtido por qualquer um dos times no clássico e pior derrota da história do rival alvinegro.

O ano dessa goleada é considerado o primeiro da era profissional do futebol brasileiro. Na época o Palmeiras ainda era Palestra Itália e vinha da conquista do título paulista de 1932 com 100% de aproveitamento. A vitória por 8 a 0 aconteceu no estádio Palestra Itália, hoje Allianz Parque, no seu ano de inauguração.

O Dérbi era válido tanto pela penúltima rodada do Paulista quanto para o Rio-São Paulo, que ocorria simultaneamente ao Estadual. O Palestra era líder, e o Corinthians foi apenas o quarto colocado no Paulistão com oito clubes.

Os gols alviverdes foram marcados por: Romeu Pelliciari (quatro), Imparato (três) e Gabardo. O resultado gerou uma grande crise no rival, com direito a pedido de demissão da diretoria alvinegra. O Palestra Itália, enquanto isso, sagrou-se campeão paulista e do Rio-São Paulo.

FICHA TÉCNICA

Palestra Itália 8 x 0 Corinthians

Campeonato Paulista de 1933 (13ª rodada) e Torneio Rio-São Paulo de 1933 (18ª rodada) - 05/11/1933

Estádio: Palestra Italia, em São Paulo (SP)

Árbitro: Haroldo Dias da Mota (SP)

Palestra Itália: Nascimento; Carnera e Junqueira; Tunga, Dula e Tuffy; Avelino, Elísio Gabardo, Romeu Pelliciari, Lara e Gino Imparato. Técnico: Humberto Cabelli.

Corinthians: Onça; Rossi e Bazani (Nascimento); Jango, Brancário e Carlos; Carlinhos, Baianinho, Zuza, Chola e Gallet. Técnico: Pedro Mazzulo.

Gols: Romeu Pelliciari (17' do 1ºT-PAL), Romeu Pelliciari (29' do 1ºT-PAL), Romeu Pelliciari (36' do 1ºT-PAL), Elísio Gabardo (1' do 2ºT-PAL), Romeu Pelliciari (7' do 2ºT-PAL), Gino Imparato (9' do 2ºT-PAL), Gino Imparato (35' do 2ºT-PAL) e Gino Imparato (40' do do 2ºT-PAL).