Topo

Inspiração: Palmeiras rende mais no Brasileiro após sair da Copa do Brasil

Pedro Vilela/Getty Images
Imagem: Pedro Vilela/Getty Images

29/09/2018 07h30

O empate por 1 a 1 diante do Cruzeiro, na quarta-feira, no Mineirão, tirou do Palmeiras a possibilidade de conquistar neste ano o tetracampeonato do torneio. Mas ser eliminado da competição tem sido sinônimo de melhora no aproveitamento do time no Campeonato Brasileiro desde que o campeonato de mata-mata passou a ser decidido no segundo semestre.

A Copa do Brasil começou a ter suas finais mais próximas do final da temporada em 2013, e o LANCE! analisou as campanhas do Verdão no Brasileiro antes e depois da participação no torneio eliminatório. Foram excluídas as participações em 2013, quando o clube disputou a Série B, e 2015, quando o Palmeiras foi campeão com a decisão ocorrendo exatamente antes da última rodada do Brasileiro.

Nessa análise, sempre foi constatado um crescimento no aproveitamento da equipe no Brasileiro, mesmo sem ser por um percentual tão grande. Os números podem servir de inspiração para a equipe do técnico Luiz Felipe Scolari, que está na vice-liderança, a um ponto do São Paulo, ainda tem 12 rodadas para buscar o título e volta a jogar pelo torneio neste domingo, contra o Cruzeiro, no Pacaembu.

Confira abaixo as mudanças de desempenho do Palmeiras no Brasileiro depois de sair da Copa do Brasil:

2014

Enquanto esteve na Copa do Brasil: 16º lugar, com 31,48% de aproveitamento
Pós-Copa do Brasil: 16º lugar, com 38,3% de aproveitamento

2016

Enquanto esteve na Copa do Brasil: 1º lugar, com 68,8% de aproveitamento
Pós-Copa do Brasil: 1º lugar, com 76,19% de aproveitamento

2017

Enquanto esteve na Copa do Brasil: 5º lugar, com 54,2% de aproveitamento
Pós-Copa do Brasil: 2º lugar, com 56,06% de aproveitamento