Topo

De olho na Copa feminina, governo anuncia auxílio financeiro à Escócia

26/09/2018 17h45

Boas notícias: após garantir uma classificação inédita à Copa do Mundo Feminina - que será em 2019, na França -, a seleção da Escócia irá receber investimentos financeiros adicionais do governo do país. A novidade foi divulgada nesta quarta-feira pela assessoria do Executivo da Escócia.

A expectativa é de que os valores girem em torno de 80 mil libras esterlinas (cerca de R$424 mil). O governo afirma que a quantia será suficiente para que todo o plantel possa realizar treinos em turno integral de janeiro de 2019 até o verão europeu, em junho, quando acontece o Mundial. Atualmente, nem todas as atletas da Escócia são profissionais, tendo que se dividir entre o futebol e outros empregos.

- Me orgulho de ser financiadora da seleção feminina da Escócia. Tem sido fantástico ver o trabalho intenso da equipe e da comissão ser recompensado com a classificação delas à Copa do Mundo no ano que vem. Isso (incentivo) vai ajudar a fortalecer o futebol das mulheres e das meninas, além de dar chances a Shelley (Kerr, treinadora) e seu time as maiores chances de sucesso. Torço para que o sucesso da seleção inspire mulheres e meninas a se envolverem no esporte, desde a várzea até a elite - disse a primeira-ministra Nicola Sturgeon.

Shelley Kerr também comemorou o anúncio junto ao governo escocês. A treinadora destacou que uma parcela da equipe já se dedica integralmente ao esporte, mas a injeção de mais recursos financeiros irá permitir uma igualdade de condições na seleção feminina entre profissionais e amadoras.

?

- Se classificar para a primeira Copa do Mundo foi uma conquista incrível. Foi um sentimento especial, mas agora é incrivelmente importante que a gente foque no futuro e na melhor preparação para o Mundial na França. É um prazer ter o apoio do governo da Escócia. Algumas de nossas jogadoras já atuam no futebol em tempo integral, e esse acordo permite que toda nossa equipe esteja no ápice quando a competição começar - completou Kerr.

Essa é a primeira participação da seleção feminina da Escócia numa Copa do Mundo; o torneio foi criado apenas em 1991. A seleção masculina, por sua vez, não disputa uma Copa do Mundo desde 1998.