Topo

Santos pode ser multado pelo Procon por não aceitar dinheiro dos sócios

22/09/2018 12h59

Mais um imbróglio movimentou os bastidores do Santos na manhã desde sábado, na Vila Belmiro. O Procon da cidade recebeu denúncias de associados, reclamando do fato do clube vetar pagamentos de mensalidades em dinheiro. Apenas cartões de débito e crédito estão sendo aceitos. O diretor do Procon de Santos, Rafael Quaresma, foi até a Secretaria Social do Alvinegro, constatou a irregularidade e deu até o dia 28 de setembro para o Peixe se explicar.

O Procon se manteve em contato com a diretoria do Santos, o jurídico chegou a ser acionado, mas a postura de não aceitar dinheiro se manteve irredutível mesmo depois do aviso do órgão do descumprimento da lei que pode gerar uma multa de até R$ 9 milhões (a pena começa em R$ 700).

O Alvinegro alega que a prática será mantida para evitar fraude na hora de regularizar a situação dos associados até este domingo, prazo máximo para poder participar da Assembleia Geral do próximo sábado. O clube precisará entregar o Procon uma cópia do Boletim de Ocorrência feito pelo presidente José Carlos Peres, no qual alegra fraude no processo de regularização.

- Recebemos algumas denúncias no aplicativo do Procon, notificando a impossibilidade de pagamento em dinheiro. Constatamos tal irregularidade, mantivemos o contato com o clube e com o departamento jurídico deles e sugerimos a correção de tal prática. É preciso que seja feita a adequação, pois é contra a lei. Aguardamos o posicionamento, eles se mantiveram irredutíveis. Autuamos o clube. E esperamos que entreguem até o dia 28 uma cópia do B.O, comprovantes dos títulos falsificados e mais alguns documentos - disse Rafael Quaresma, ao LANCE!.

No próximo dia 29 de setembro, sábado, o presidente Peres terá seu impeachment votado pelos sócios do clube. Caso seja aprovado, quem assume o cargo de maneira direta é seu vice, Orlando Rollo. Para votar na Assembleia, o sócio precisa estar com a situação regularizada e estar ao menos há um ano no quadro associativo do clube. O prazo para quitar os débitos é dia 23, este domingo. Mesmo com a notificação do Procon, apenas cartões de débito ou crédito serão aceitos.