Topo

Antiga arapuca: pelo São Paulo, Diego Aguirre retorna ao Independência

25/05/2018 07h55

No domingo, às 19h, o São Paulo mede forças com o América-MG pela 7ª rodada do Campeonato Brasileiro. A partida que vale a manutenção da invencibilidade do Tricolor na competição será disputada no Independência, local onde o técnico Diego Aguirre colheu bons resultados durante sua passagem pelo Galo, em 2015.

Enquanto comandou o clube de Belo Horizonte, o uruguaio colecionou um histórico invejável no Independência. Ao todo, foram 12 jogos em casa (o estádio pertence ao América-MG, mas o Atlético costuma mandar suas partidas por lá), com nove vitórias, um empate e duas derrotas, totalizando 78% de aproveitamento.

Apesar do rendimento no Galo não ter sido dos melhores, a eliminação na Copa Libertadores daquela temporada - o time caiu nas quartas de final do torneio justamente para o São Paulo - culminou no pedido de demissão do treinador da equipe mineira.

Por conta de seu tamanho e da pressão exercida pela torcida, o Independência chegou a ser chamado de 'arapuca' por Juvenal Juvêncio, ex-presidente do São Paulo, em 2013. Na ocasião, um dia depois da fala do cartola, o Tricolor acabou sendo eliminado pelo Galo na Copa Libertadores.

Hoje no comando do São Paulo, Aguirre tem demonstrado números similares. Desde a chegada do treinador ao clube do Morumbi, na segunda quinzena de março, o São Paulo fez sete jogos em casa e ainda está invicto, com quatro vitórias e três empates (71,4% de aproveitamento).

Por outro lado, contudo, a equipe ainda não conseguiu triunfar longe do Morumbi. Embora tenha feitos boas partidas, como contra o Rosario Central (0x0), na Argentina, e diante do Fluminense (1x1), no Maracanã, o Tricolor ainda deixa a desejar quando atua fora de casa.

No domingo, Diego Aguirre reencontra um estádio onde foi vencedor, embora não tenha conquistado títulos. A meta é manter o retrospecto. Desta vez, no entanto, defendendo as cores do São Paulo.