Fora do Mundial, Itália anuncia Roberto Mancini como treinador
A Federação Italiana de Futebol anunciou nesta segunda-feira a chegada de Roberto Mancini para ser o novo treinador da Azzurra. O comandante acertou sua saída do Zenit e assinou contrato por duas temporadas.
Com passagens por clubes como Lazio, Fiorentina, Inter, Galatasaray e Manchester City, Mancini será apresentado nesta terça-feira, quando já poderá anunciar a lista de convocados para os amistosos contra Arábia Saudita, França e Holanda. O treinador chega para o lugar de Giampiero Ventura, demitido em novembro do ano passado após falhar na tentativa de levar à Itália a mais um Mundial. O favorito ao cargo era Carlo Ancelotti, que recusou o convite.
Em 2018, a Azzurra fez dois amistosos, contra a Argentina e Inglaterra. Nas duas ocasiões, a seleção foi comandada por Luigi Di Biagio, que estava à frente como interino.
Agora, Mancini terá a missão de resgatar o orgulho do torcedor italiano. Pela primeira vez em 60 anos, a Azzurra não disputará uma Copa do Mundo. A renovação começará pelo gol. Nesta terça-feira, Buffon vai conceder entrevista coletiva na qual deve anunciar sua despedida dos campos.
Mancini é crítico em relação à presença dos "oriundi" - descendentes de italianos nascidos em outros países. Desta forma, jogadores brasileiros, como Jorginho e Éder, que foram convocados por outros comandantes, podem ficar fora das próximas convocações da Azzurra. Por outro lado, a chegada do técnico pode promover o retorno de Mario Balotelli, que vive boa fase no Nice e já foi seu atleta na Inter de Milão e Manchester City.
A estreia de Mancini será contra a Arábia Saudita, no dia 28 de maio, em Saint Gallen, na Suíça. No dia 1° de junho, o adversário será a França, em Nice. Por fim, pega a Holanda no dia 4, em seu primeiro jogo diante da torcida italiana, em Turim.
Em sua carreira, Mancini conquistou o Campeonato Italiano três vezes, todas com a Inter de Milão. Na Inglaterra, faturou a Premier League com o Manchester City e ganhou a Copa da Turquia com o Galatasaray. O treinador tem também em seu currículo quatro títulos da Copa da Itália (duas pela Inter, uma por Fiorentina e Lazio) e duas Supercopas da Itália.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.