Especialistas falam sobre convocação de Tite para Seleção Brasileira
O técnico Tite da Seleção Brasileira anunciou, nesta segunda-feira, a lista de convocados para a Copa do Mundo da Rússia. Ao todo, o treinador escolheu 23 jogadores para disputar a competição. Apenas três deles jogam no Brasil. É o caso de Cássio e Fágner, no Corinthians, e Pedro Geromel, no Grêmio.
Os outros 20 nomes são formados pelos goleiros Alisson (Roma) e Ederson (Manchester City) e pelos laterais Danilo (Manchester City), Marcelo (Real Madrid) e Filipe Luís (Atlético de Madrid). Também estão à disposição de Tite os zagueiros Miranda (Inter de Milão), Marquinhos (PSG), Thiago Silva (PSG) e os volantes Casemiro (Real Madrid), Fernandinho (Manchester City), Paulinho (Barcelona) e Fred (Shakhtar Donetsk). Os meias selecionados foram Renato Augusto (Beijing Guoan), Philippe Coutinho (Barcelona) e Willian (Chelsea). Já os atacantes escolhidos foram Neymar (PSG), Gabriel Jesus (Manchester City), Douglas Costa (Juventus), Roberto Firmino (Liverpool) e Taison (Shakhtar Donetsk).
A convocação de Tite não surpreendeu João Carlos Assumpção. O colunista do "Blog do Janca" afirmou que já imaginava que o comandante optaria por estes atletas.
- Esperada a convocação de Tite. Eu particularmente tenho objeções aos três goleiros chamados, Vanderlei estaria entre eles, e tampouco chamaria Fagner na lateral. Mas respeito a decisão do técnico, que convive com os atletas no dia a dia, e sei que unanimidade não existe. Apesar de gostar de Rodrigo Caio como profissional, fico feliz que ele não tenha sido chamado. Há jogadores melhores para a defesa. Tite reconheceu isso na hora H - disse o jornalista.
O âncora do programa ESPN Agora, André Kfouri, enfatizou que as escolhas do técnico tem nexo, já que correspondem as necessidades do time brasileiro.
- A convocação foi coerente com aquilo que o Tite se propõe fazer na Copa do Mundo. As questões difíceis foram em duas situações. A primeira na escolha entre Arthur e Fred, e ele entendeu que precisa mais da infiltração do Fred, que é um jogador que ajuda nos movimentos ofensivos entre linhas. Arthur é de um valor extraordinário, mas é um jogador mais de base de jogada. A Seleção Brasileira precisa mais do tipo de movimento que o Fred faz. A outra situação foi: ou Juliano ou Taison. Aí entendo que o Tite pensou na pequena possibilidade de precisar desses dois jogadores na Copa. O Taison oferece mais, atacando pelos lados. É um jogador mais agudo, pode ser mais útil - afirmou o jornalista.
Já Eduardo Mansell, do "Blog do Mansell", sentiu falta de um nome na lista de Tite. Para o jornalista, o técnico não poderia ter deixado de lado um dos jogadores de maior destaque no futebol nacional.
- Não podemos dizer que tem surpresas na lista se analisarmos pelo lado da coerência. Entendo que Tite confie em jogadores com quem trabalhou. Mas nada justifica, por exemplo, a ausência de Luan. Mais grave do que aconteceu em 2010, quando Dunga foi pisoteado pela imprensa por deixar o Neymar de fora, que sequer tinha ainda torneios internacionais no currículo. Luan foi eleito o melhor jogador da última Copa Libertadores e da América, além de ter experiência com Seleção. Ele foi decisivo no ouro olímpico. Mudaria isso na convocação, que no mais não revela grandes sustos - afirmou Mansell.
O Brasil estreia contra a Suíça no domingo, dia 17 de junho, às 15h, em Rostov do Don. O segundo jogo da primeira fase ocorre numa sexta-feira, dia 22 de junho, às 9h, em São Petersburgo, contra Costa Rica.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.