Topo

Polêmicas e reclamações... relembre as arbitragens dos últimos 10 Dérbis

11/05/2018 09h00

Nos últimos Dérbis, dificilmente um dos lados (ou os dois) não saiu irritado com a arbitragem. As polêmicas e reclamações marcaram os recentes clássicos entre os dois rivais paulistas, que se enfrentam novamente neste domingo, às 16h, na Arena Corinthians, pela quinta rodada no Brasileiro.

No momento, a maior bronca é do lado alviverde, que tenta comprovar a interferência externa na final do Paulista para que o pênalti de Ralf em Dudu fosse anulado. O clube pede a investigação no TJD-SP e que a decisão não tenha o resultado homologado até o fim do caso.

Os corintianos, em vantagem no histórico recente, contestaram os árbitros principalmente em 2016 e no começo de 2017. Veja abaixo um resumo do que aconteceu nos últimos dez Dérbis:

Palmeiras 0 (3) x (4) 1 Corinthians - 8/4/18

Árbitro: Marcelo Aparecido Ribeiro de Souza

Assistente número 1: Anderson José de Moraes Coelho

Assistente número 2: Daniel Paulo Ziolli

A segunda final do Paulista ainda está sendo discutida na Justiça. O Palmeiras considera ter provas de interferência externa na decisão de anular o pênalti de Ralf em Dudu. O clube entrou com duas ações no TJD-SP, mas o tribunal não deu sequência a nenhuma delas. O Verdão vai até o STJD para tentar impugnar o confronto e não descarta seguir até o CAS, na Suíça.

Corinthians 0 x 1 Palmeiras - 31/3/18

Árbitro: Leandro Bizzio Marinho

Assistente número 1: Danilo Ricardo Simon Manis

Assistente número 2: Miguel Cataneo Ribeiro da Costa

O árbitro no jogo expulsou Clayson e Felipe Melo por conta de uma confusão generalizada - mais jogadores poderiam ter sido excluídos da partida. Os palmeirenses também contestam um impedimento mal marcado de Willian, quando o atacante sairia sozinho contra Cássio. Torcedores do Corinthians pediram pênalti em mão de Antônio Carlos, com falta marcada fora da área.

Corinthians 2 x 0 Palmeiras - 24/2/18

Árbitro: Raphael Claus

Assistente número 1: Danilo Ricardo Simon Manis

Assistente número 2: Anderson Jose de Moraes Coelho

Jailson foi expulso por pênalti cometido em Renê Júnior, mas marcado bem depois, o que gerou reclamação dos palmeirenses - Jadson na cobrança mandou para fora. No fim, Dudu derrubou Rodriguinho e este segundo pênalti não foi questionado - Clayson converteu. Na saída da arena, por conta do lance em que recebeu vermelho, o goleiro do Palmeiras deu duras declarações: "passaram a mão na gente de novo aqui dentro".

Corinthians 3 x 2 Palmeiras - 5/11/17

Árbitro: Anderson Daronco

Assistente número 1: Rafael da Silva Alves

Assistente número 2: Elio Nepomuceno de Andrade Junior

Árbitro do clássico deste domingo, Anderson Daronco deixou muitos palmeirenses na bronca no último Dérbi em que apitou. Em duelo decisivo no Brasileiro do ano passado, a arbitragem não marcou impedimento de Romero no primeiro gol do Corinthians e a decisão de assinalar pênalti em Jô também foi questionada. O presidente do Palmeiras, Maurício Galiotte, ainda reclamou por Gabriel ter voltado a campo sem autorização quando já tinha cartão amarelo. O triunfo deixou o Corinthians muito próximo do título brasileiro.

Palmeiras 0 x 2 Corinthians - 12/7/17

Árbitro: Leandro Pedro Vuaden

Assistente número 1: Jose Eduardo Calza

Assistente número 2: Mauricio Coelho Silva Penna

Vuaden marcou pênalti de Bruno Henrique em Guilherme Arana e acertou na decisão. Jadson converteu a cobrança e abriu o caminho para que o Corinthians mantivesse a invencibilidade no Brasileiro após 13 rodadas. A atuação do árbitro neste Dérbi não foi questionada.

Corinthians 1 x 0 Palmeiras - 22/2/17

Árbitro: Thiago Duarte Peixoto

Assistente número 1: Emerson Augusto de Carvalho

Assistente número 2: Marcelo Carvalho Van Gasse

Thiago Duarte Peixoto foi o principal personagem deste Dérbi, por expulsar incorretamente Gabriel ainda no primeiro tempo. Apesar da desvantagem numérica durante toda a etapa final, o Corinthians venceu o jogo em sua arena, com gol de Jô, aos 42 minutos do segundo tempo. O resultado foi considerado um ponto de virada para o ano alvinegro.

Corinthians 0 x 2 Palmeiras - 17/9/16

Árbitro: Heber Roberto Lopes

Assistente número 1: Kleber Lucio Gil

Assistente número 2: Carlos Berkenbrock

Outro clássico marcado por reclamações da arbitragem. O Palmeiras jogou melhor o tempo todo no Dérbi, mas o gol de Mina, o segundo na Arena Corinthians, foi marcado em impedimento. O resultado gerou a demissão de Cristóvão Borges, então treinador do Corinthians.

Palmeiras 1 x 0 Corinthians - 12/6/16

Árbitro: Raphael Claus

Assistente número 1: Emerson Augusto de Carvalho

Assistente número 2: Rogerio Pablos Zanardo

A atuação de Raphael Claus foi muito criticada pelos corintianos. Aos 48 minutos do segundo tempo, o árbitro anulou gol de Bruno Henrique, então alvinegro, por conta de uma falta em disputa de bola entre Fernando Prass e Felipe. Tite e seus comandados reclamaram que a infração não existiu, mas na origem da jogada Felipe estava impedido.

Palmeiras 1 x 0 Corinthians - 3/4/16

Árbitro: Flávio Rodrigues de Souza

Assistente número 1: Carlos Augusto Nogueira Junior

Assistente número 2: Anderson Jose de Moraes Coelho

O árbitro marcou corretamente o pênalti de Thiago Martins em Giovanni Augusto - Fernando Prass defendeu na jogada que originou o gol de Dudu. O resultado encerrou um jejum de 21 anos sem vitórias do Palmeiras em Dérbis disputados no Pacaembu.

Palmeiras 3 x 3 Corinthians - 6/9/15

Árbitro: Raphael Claus

Assistente número 1: Marcelo Carvalho Van Gasse

Assistente número 2: Rogerio Pablos Zanardo

A partida sem grandes erros de arbitragem foi uma das mais eletrizantes nesta série. O Palmeiras ficou três vezes na frente do placar, mas o Corinthians buscou o empate em três oportunidades, também.