Topo

'Do 1 ao 11': livro conta história de uniformes de era de ouro do Vasco

29/03/2018 17h11

O torcedor do Vasco terá a oportunidade de relembrar a história de uniformes do time de 1989, com a Finta, até o memorável utilizado no Campeonato Brasileiro de 2000, realizado em janeiro de 2001. Ao todo, a obra conta 11 temporadas e, por isso, inspira o batismo: "Do 1 ao 11 - Onze temporadas da camisa vascaína" (Drible de Letra), de Dário Lourenço Júnior, que também é atleta de futmesa do Cruz-Maltino e colecionador de uniformes da equipe.

Com o preço estipulado em R$ 60, o livro vai ser lançado por meio de financiamento coletivo - crowdfunding - e ainda aguarda fundos para ganhar uma data específica para estar disponível. No período relatado pelo livro, há de se destacar, foram conquistados quatro Campeonatos Cariocas, um torneio Rio-SP, uma Libertadores, dois Brasileiros e uma Copa Mercosul.

- Não me arrisquei contar a história completa dos uniformes do Vasco, até porque, antes da entrada da Adidas, em 1979, não existia uma padronização e o desafio seria ainda maior. Então, resolvi contar sobre uma época de ouro do Vasco - disse o autor, filho do treinador Dário Lourenço, que comandou o próprio Vasco em 2005, e responsável pela fotografia e design.

- O livro se propõe a colocar estatísticas completas, com todas as combinações utilizadas pelo Vasco neste período tão importante para o clube. Informações, por exemplo, de quantas vezes foi utilizada a combinação toda branca. Enfim, todas as combinações durante a década de 90 estão esmiuçadas com artes sobre as estatísticas da equipe - completou.

Ação no Maracanã

E há surpresa para os vascaínos mais atentos. Nesta quinta-feira, às 21h45 (de Brasília), no Maracanã, palco de Fluminense x Vasco pela semifinal do Campeonato Carioca, serão distribuídos vales-presente da obra pelo youtuber Wesley Mendonça do canal "Top 5 Vascaíno" . O presente será resgatado em código caso o detentor do panfleto adquire o livro pela internet. A previsão é que a pré-venda se inicie na próxima semana.