Topo

Os pontas e a disputa por um lugar ao sol no concorrido ataque do Flamengo

24/03/2018 08h00

Com muitas opções para o setor ofensivo, a disputa está acirrada até mesmo por um lugar no banco de reservas do Flamengo. No atual esquema utilizado por Carpegiani, os pontas possuem papel protagonista na equipe, com dois atacantes atuando pelos lados do campo. Neste começo de ano, Everton e Éverton Ribeiro tem iniciado como titular nas respectivas posições. Mas, dentro do elenco, a concorrência é grande, com alguns jogadores pedindo passagem e outros buscando maior oportunidade na equipe rubro-negra.

Dentre as opções do plantel para atuar pelo lado do campo, o que tem tido maior destaque em 2018 é, sem dúvida, Vinicius Júnior. A revelação rubro-negra entrou na maioria dos jogos disputados, marcando seis vezes em 13 partidas. Atualmente, costuma ser nome certo no segundo tempo dos jogos do Flamengo, sendo herói no último triunfo rubro-negro na Libertadores, quando marcou duas vezes diante do Emelec. Ele chegou a atuar como titular contra a Portuguesa-RJ, mais por conta da ausência de Lucas Paquetá naquele jogo.

Se o garoto de 17 anos se consolidou na rotação de Carpegiani, dentre os que tem tido menos oportunidades, surgem Marlos Moreno e Geuvânio. A situação do colombiano chega a ser uma incógnita: desde a derrota com os reservas para o Fluminense, na Taça Rio - final de fevereiro - que o atacante emprestado pelo Manchester City não tem sido relacionado nem para o banco de reservas.

No caso de Geuvânio, as chances até voltaram a aparecer: contra a Portuguesa-RJ, o atacante entrou no segundo tempo - faltando 15 minutos - e marcou duas vezes na goleada por 4 a 0 no Kleber Andrade. Contudo, voltou a ser preterido no último Fla-Flu. No ano, foram cinco partidas do jogador de 25 anos.

Atualmente, Éverton segue absoluto pela esquerda, tendo marcado o gol do Flamengo no último Fla-Flu. Contudo, Everton Ribeiro ainda não reencontrou - pelo lado direito - o futebol que o consagrou no Cruzeiro. Quando atuou mais recuado, junto com Diego, o camisa 7 foi bem e marcou seu único gol no ano.

Enquanto isso, Carpegiani segue com diversas opções para as duas vagas. O próximo compromisso do Flamengo será na quarta-feira, pela semifinal do Campeonato Carioca. O Rubro-Negro terá a vantagem do empate no jogo.