Topo

Ídolo na Indonésia, brasileiro fala do sucesso na Ásia e saudade do Brasil

24/03/2018 19h45

Bruno Lopes é um curitibano de 31 anos, que brilhou no Japão e na Indonésia antes de chegar à Malásia, onde joga atualmente. Na última temporada, fez dez gols, deu quatro assistências e ajudou a levar o candidato ao rebaixamento Persija Jakarta ao quarto lugar da Liga da Indonésia, classificando-o para a FC Cup, competição continental. Em 2018, já marcou quatro vezes em dez partidas pelo malaio Kelantan. Bruno fala sobre o sucesso que faz ano após ano em países asiáticos.

- Cheguei ao Japão em 2011 e marquei 15 gols na minha primeira temporada por lá, pelo Albirex Niigata. Não é fácil ter uma adaptação rápida numa cultura tão diferente. Ano passado me tornei grande ídolo no Jakarta. Meu Instagram possuía cinco mil seguidores quando cheguei ao clube e hoje ultrapassa os 123 mil, é tocante o carinho que eles nutrem por mim. Agora, no Kelantan, apesar da fase não tão boa da equipe, mais uma vez estou muito bem. Gosto da ideia de conhecer novas culturas, passar por experiências diferentes, mas claro, o que importa mesmo do ponto de vista profissional, é o sucesso dentro de campo, e isso, felizmente eu tenho tido - declarou.

Campeão da Série C em 2015 com a camisa do Vila Nova, Bruno admite a vontade de retornar ao Brasil, desde que em condições favoráveis. A inevitável distância da família e dos amigos é apresentada por ele como a principal razão para o crescimento desse sentimento.

- O ser humano se adapta em qualquer lugar do mundo, mas viver longe das pessoas que você ama e que gostam de você é algo muito sofrido. A Internet contribuiu muito para amenizar essa dor, mas não há nada que substitua o contato físico, um abraço. Faço 32 anos em agosto e voltar ao meu país é uma ideia que não me desagrada. A primeira divisão é fortíssima, a Série B cresceu muito nos últimos anos e a C, que eu venci em 2015, vem ganhando muito espaço na mídia. Sou uma pessoa realizada profissionalmente, mas quero unir isso a felicidade pessoal - encerrou o atacante.