Topo

Geração 98: garotos nascidos no ano da conquista da Liberta defendem o Vasco no Chile

30/01/2018 07h00

O Vasco estreia na Libertadores nesta quarta-feira, contra o Universidad Concepción, no Chile, num jogo que será marcante para vários atletas. Muitos deles são garotos. Curiosamente, entre os relacionados para este duelo, estão Evander, Andrey e João Pedro, que nasceram em 1998, ano em que o Cruz-Maltino conquistou o torneio.

Evander passou a ter um papel ainda mais importante após a saída de Nenê, dividindo a responsabilidade na criação de jogadas com Wagner. Andrey, por sua vez, é reserva, mas já vem recebendo oportunidades nesta temporada sob o comando de Zé Ricardo. Já o jovem João Pedro ainda é apenas a terceira opção no gol e foi promovido ao profissional neste ano após a saída de Jordi.

O jovem lateral Alan, que não foi relacionado para a viagem ao Chile, também é da geração 98 e vem recebendo algumas chances no Campeonato Carioca. Mateus Vital, vendido recentemente ao Corinthians, era outro da mesma safra.

Depois de 98, o Vasco voltou a disputar a Libertadores em 99, 2001 e 2012. Nas duas últimas ocasiões, o time chegou às quartas de final do torneio, mas não conseguiu avançar. Agora, a primeira missão é chegar à fase de grupos.