Topo

Ex-lateral, pai de Militão prefere filho volante ou zagueiro no São Paulo

Érico Leonan/saopaulofc.net
Imagem: Érico Leonan/saopaulofc.net

31/12/2017 07h00

A família de Éder Militão teve um 2017 a ser comemorado. Aos 19 anos de idade, o jogador recebeu suas primeiras oportunidades no time principal do São Paulo e se encaixou de vez como titular na lateral direita. Mas Dorival Júnior, em 2018, pretende usá-lo como volante ou zagueiro, suas posições na base. Valdo, pai do garoto e ex-lateral, concorda.

"Ele se saiu bem na lateral, mas não acho que é a dele. Eu o acompanhei bastante na base do São Paulo e da Seleção e gosto muito mais dele como zagueiro, sempre jogou como zagueiro ou volante", disse Valdo, ao LANCE!, lembrando de seus tempos como lateral-direito, chegando a ser campeão paulista e da Copa do Brasil pelo arquirrival Corinthians em 1995.

"Como lateral, ele apoia quando dá mesmo, fica mais na marcação. Até tiro sarro dele, falo que, do meio para frente, tem de ir para cima. Mas sei que não é a dele. A diferença entre nós está aí, porque eu era um lateral bem ofensivo, como eram os laterais da minha época".

Militão terminou o ano como lateral porque Dorival gosta de sua capacidade de marcação, liberando mais os atletas do setor ofensivo, e por necessidade, já que Buffarini (já vendido para o Boca Juniors) e Bruno não agradaram. Por isso, a diretoria busca reforços na posição.

Para Militão, de qualquer forma, foi a chance de mostrar qualidade em mais uma função, pois também atuou como volante e zagueiro nesse seu primeiro ano no elenco principal. Chamou atenção até do exterior, tanto que Raí, ao assumir a diretoria executiva de futebol, já anunciou como uma de suas prioridades renovar o contrato do garoto, que acaba em 11 de janeiro de 2019.

Para a família, tudo isso prova uma temporada inesquecível. Militão, que fará 20 anos de idade no próximo dia 18, termina 2017 com 22 partidas disputadas e dois gols marcados como profissional, assinalados em importantes triunfos, de virada, fora de casa, diante de Vitória e Coritiba.

"Foi um ano maravilhoso. O primeiro ano dele no time principal e aproveitou bem a oportunidade que teve", comemorou Valdo.