Topo

Fluminense e Bahia empatam no Maraca e seguem ameaçados pelo Z4

29/10/2017 19h03

O empate em 1 a 1 diante do Bahia, neste domingo no Maracanã, deixou no ar a impressão de que a briga do Fluminense contra o rebaixamento irá arrastar-se até as rodadas finais do Campeonato Brasileiro.

Além de não ter vencido em casa um confronto direto, o time de Abel Braga teve outra atuação fraca, com erros na defesa e pouca criação ofensiva.

A igualdade entre os tricolores não limita-se só ao placar do jogo. Os dois times somam 39 pontos, com a equipe de Salvador na frente da tabela pelo número de vitórias. Na quarta, o Flu volta a campo pela Sul-Americana, contra o Fla. O Bahia joga domingo, pela 32ª do Brasileirão, contra a Ponte Preta em Salvador.

O JOGO

Dias antes do jogo, o time de Abel Braga admitiu que estava difícil tirar o foco do Fla-Flu de quarta-feira, decisivo pela Sul-Americana. Bastou a bola rolar para o Bahia mostrar que o Fluminense tinha motivos para se preocupar com o jogo.

Zé Rafael deixou para trás três marcadores antes de servir Edigar Junio, que só tirou de Cavalieri. Aos dois minutos, Bahia abriu o placar e enervou o time da casa. A bola passou a queimar nos pés dos mandantes. A torcida também perdeu a paciência rápido, especialmente com Marcos Junior. De forma bizarra, o camisa 35 perdeu uma rara chance. O chute, por pouco, não saiu pela lateral.

O veloz ataque baiano aproveitou os erros e os espaços deixados pela linha defensiva do Fluminense. A bola cruzou com perigo a área de Cavalieri, mas nenhuma finalização voltou a ameçar o camisa 12 do Tricolor Carioca.

O time de Abel insistiu demais nos cruzamentos, mas foi assim que chegou ao empate ainda no primeiro tempo. A zaga do Bahia vacilou e a bola chegou a Scarpa, que cortou a marcação e finalizou de pé direito: tudo igual no Maraca.

A encarada na comemoração mostrou a irritação do meia com as vaias da torcida. Apesar delas, o camisa 10 não se escondeu da partida. No último momento de perigo antes de intervalo, Scarpa obrigou Jean a fazer boa defesa.

Wellington Silva substituiu Marcos Junior, e o Flu continuou apresentando os mesmos erros na etapa final. Além de uma falta cobrada por Sornoza, foi o Bahia o dono das melhores chances. Em contra-ataque, Matheus Sales chutou rente à trave esquerda. Hernane chegou atrasado e por pouco não marcou.

Aos 25 minutos, o Bahia já deixou claro que estava satisfeito com o empate, valorizando cada falta, tiro de meta ou cobrança de lateral. O Flu, por sua vez, lançou-se ao ataque, mas esbarrou na desorganização e a pouca inspiração dos homens de frente. Nem após a expulsão de Matheus Sales, após falta grosseira, o goleiro Jean foi exigido, e o empate e em 1 a 1 persistiu até o apito final.

FICHA TÉCNICA

FLUMINENSE 1X1 BAHIA

Estádio: Maracanã, no Rio de Janeiro (RJ)

Data: 29/10/2017, às 17h

Árbitro: Wilton Pereira Sampaio (Fifa/GO)

Assistentes: Bruno Raphael Pires (Fifa/GO) e Leone Carvalho Rocha (GO)

Renda/Público: R$ 271.640,00 / 10.894 pagantes (12.841 presentes)

Cartão amarelo: Reginaldo (FLU); Tiago, Matheus Reis e Allione (BAH)

Cartão vermelho: Matheus Sales (BAH).

Gols: Edigar Junio (2'/1ºT) e Gustavo Scarpa (31'/1ºT)

FLUMINENSE: Diego Cavalieri; Lucas, Gum, Reginaldo e Marlon; Richard, Douglas (Matheus Alessandro, 22'/2ºT e, depois, Robinho, 26'/2ºT), Sornoza e Gustavo Scarpa; Marcos Junior (Wellington Silva, Intervalo) e Henrique Dourado - T: Abel Braga.

BAHIA: Jean; Eduardo, Tiago, Lucas Fonseca (Thiago, 3'/2ºT) e Matheus Reis; Renê Júnior, Juninho, Régis (Matheus Sales, Intervalo) e Zé Rafael; Edigar Junio e Hernane (Allione, 27'/2ºT)- T: Paulo César Carpegiani.