Topo

LANCE!: 20 anos pelo esporte

27/10/2017 07h30

A internet ainda estava engatinhando. No dia 20 de outubro de 1997, o LANCENET! entrava na rede. Era o primeiro portal especializado em esportes do país. Com uma linguagem inovadora e um design arrojado. Só alguns dias depois as bancas do Rio (25/10) e de São Paulo (1/11) recebiam a primeira edição impressa do LANCE!. E não foi por acaso que isso aconteceu assim.

Pioneirismo e ousadia sempre foram a marca deste LANCE! Foi o primeiro tabloide de circulação nacional, o primeiro impresso totalmente a cores, o primeiro a ter as páginas grampeadas, o primeiro a ser impresso simultaneamente em Rio, São Paulo e Minas. Algo tão diferente que até hoje muitos leitores ainda chamam o diário de revista. Uma revista do dia a dia do esporte.

Mas o LANCE! não inovou só na forma ou na operação. Também trouxe ao jornalismo um novo estilo de cobertura, um texto leve, que conversa com o torcedor. Que reflete a beleza do jogo e a paixão que movimenta nos milhões de brasileiros. O LANCE! se tornou, desde o seu nascimento, mais do que um veículo, uma escola de jornalismo.

Uma universidade do jornalismo esportivo do Brasil. Por onde passaram nomes que hoje brilham em redações de todo o país.

Os tempos mudaram, a internet explodiu, as plataformas digitais, as redes sociais e os novos aparelhos transformaram os hábitos de leitura, tornaram a informação em tempo real uma necessidade de todos nós. E o LANCE! foi protagonista desses processos. Foi a primeira redação a operar integralmente no sistema multimídia, com produção simultânea de conteúdo para o papel, o site e o canal de vídeo.

Nesses 20 anos, participamos ativamente das mudanças do esporte brasileiro. Ainda estamos longe do modelo ideal, mas quanta coisa mudou. A aprovação do Estatuto do Torcedor foi uma vitória. A consolidação do Brasileirão de pontos corridos deu novo valor do nosso fut. Bandeiras como a transparência e a profissionalização da gestão das entidades e dos clubes, o fim do continuísmo de poder dos cartolas, a adoção de medidas concretas de combate à violência das torcidas, sempre tiveram espaço na cobertura do LANCE!. Nunca abrimos mão do bom combate.

Nestes tempos duros, em que empresas de comunicação, em todo o mundo, buscam caminhos para adequar-se às novas demandas do mercado consumidor e dos anunciantes, o LANCE! faz da força de sua marca, da cumplicidade com os seus leitores e da credibilidade conquistada em duas décadas o maior instrumento para colher, na tempestade, os ventos de prosperidade. Este aniversário não é nosso. É seu , leitor. Do torcedor que nos segue em todas as plataformas. É de todos os que acreditam que o jornalismo independente e combativo, onde quer que seja publicado continua a ser um pilar para a construção de um esporte que possa influenciar o país com um modelo onde o êxito seja resultado do mérito e não de meios escusos. Que o esporte possa ser uma semente para a construção de um novo país.

É plantar e regar esta semente inspiradora que sempre nos moveu nestes 20 anos.

*Editor e fundador