Topo

Rivais de Lisboa abrem rodada; líder Porto tem parada dura no sábado

26/10/2017 15h18

Os gigantes de Lisboa entram em campo na abertura da décima rodada do Campeonato Português, nesta sexta-feira, para encarar equipes que almejam a zona de Liga Europa. Quem vira a chave da porta é o Benfica, que recebe o Feirense (9º lugar), às 16h (de Brasília), no Estádio da Luz.

Os Encarnados estão na terceira posição do nacional, com 20 pontos - cinco a menos que o líder, Porto. A tendência é que o time comandado por Rui Vitória não encontre dificuldades diante de sua torcida, mais cética após tropeços e atuações irreconhecíveis neste início de temporada.

Entretanto, caso seja derrotado, o Benfica verá um tabu ser quebrado, uma vez que, em 11 jogos na história, nunca foi derrotado pelo Feirense, com dez vitórias e um empate. O lateral brasileiro Douglas (lesionado) deve ser ausência, enquanto o meia Samaris voltará a estar à disposição de Vitória.

A rodada apresenta mais riscos ao Sporting e Porto, segundo e primeiro colocados, respectivamente. O time verde de Lisboa vai à Vila do Conde para visitar o Rio Ave, que está na sexta posição e venceu a equipe de Jorge Jesus em 2016/17 (por 3 a 1), às 18h (de Brasília). Esta partida marca o reencontro de Fábio Coentrão contra o clube que o formou.

Os vila-condenses, contudo, não estão em sua melhor fase. Depois de iniciarem o campeonato com três triunfos seguidos, entraram em turbulência em que, em seis jogos, só venceram um, pela oitava rodada.

- O meu trabalho é explorar todas as debilidades que o time do Rio Ave possa ter. Quero a minha equipa concentrada nas dificuldades que o Rio Ave vai trazer e depois na Champions. É esse o foco - comentou Jorge Jesus, que, assim como o Benfica, terá sua equipe em ação pela Liga dos Campeões na terça.

LÍDER JOGA NO SÁBADO

Primeiro colocado do Português, o Porto, assim como o Sporting, joga fora de casa. O adversário do Dragão (7º) será o Boavista, às 17h30 (de Brasília) deste sábado. E há também outra coincidência com o Sporting, esta mais relevante: a invencibilidade na competição.

Para seguir o caminho sem sofrer revés, o Porto se apega ao recente retrospecto no Bessa, onde os portistas vencem há três temporadas consecutivas. Mas o momento atual do time boavisteiro é positivo desde a chegada do técnico Jorge Simão - três vitórias e um empate. É parada dura.

Além de se preocupar com o rival de sábado e projetar o jogo da Liga dos Campeões, na quarta, o técnico do Porto, Sérgio Conceição, convive com rumores sobre um possível atrito com o goleiro Iker Casillas, de fora dos dois últimos compromissos da equipe. Assistir para saber se o goleiro espanhol voltará a ser utilizado é mais um fator para ficarmos de olho na décima rodada.

TODOS OS JOGOS DA 10ª RODADA

Sexta-feira (27/10)

16h - Benfica x Feirense

18h - Rio Ave x Sporting

Sábado (28/10)

13h - Marítimo x Tondela

15h15 - Belenenses x Moreirense

17h30 - Boavista x FC Porto

Domingo (29/10)

14h - Braga x Desportivo de Chaves

16h - Paços de Ferreira x Estoril

18h15 - Desportivo das Aves x Vitória de Guimarães

Segunda-feira (30/10)

18h - Portimonense x Vitória de Setúbal