Topo

Comparando chances do Flu em 2009, cartola da Ponte convoca torcida

23/10/2017 18h51

A derrota por 2 a 1 para o Avaí, no último domingo, deixou a Ponte Preta em uma situação bastante desconfortável. Com 32 pontos e na 18ª posição, a Macaca vai ter que se superar muito nessa reta final de Campeonato Brasileiro para não ser rebaixada. Com jogos difíceis contra Corinthinas e Bahia, nas próximas rodadas, a equipe de Eduardo Baptista precisa urgentemente de vitórias, pois cada rodada que passa sem pontuar é uma caminhada em direção à Série B de 2018.

Ciente do mal momento do clube, o presidente Vanderlei Pereira, através do site oficial da Ponte, publicou uma nota prestando total apoio e confiança aos jogadores e comissão técnica, nessa reta final. O dirigente também fez um apelo à torcida alvinegra: para que apoie até o final, porque somente assim a equipe conseguirá escapar do Z4.

Comparando as chances de permanência na Série A com as do Fluminense em 2009, quando o Tricolor escapou na última rodada, o Cartola se utilizou de um discurso emocionado para mobilizar a torcida pontepretana.

Confira abaixo a íntegra da nota publicada no site da Ponte Preta:

Torcedor pontepretano, este texto que escrevo agora é dirigido a você e aos nossos jogadores. Não é um texto de desculpas ou justificativas, não é um texto de promessas. É uma declaração de amor e fé ao time pelo qual torço desde que me conheço por gente, ao time que me fazia cabular aula na faculdade para vê-lo em campo, à instituição que luta anualmente contra todas as forças para manter-se viva e na elite do futebol, aos amigos e aos não-amigos que como eu esperam há anos pelo título que ainda não chegou: EU ACREDITO NA PONTE PRETA.

Após a derrota para o Avaí neste domingo, eu (assim como nossos jogadores, nosso técnico e, tenho certeza, a maioria dos torcedores) não preguei o olho a noite inteira, passei a noite em claro pensando apenas que perdemos um jogo chave, que as coisas agora ficaram muito difíceis. Mas não ficaram impossíveis e por isso mesmo a hora agora é de acreditar, é de buscar forças, é de união em torno de mais do que um time: de um ideal.

Sejamos realistas: matematicamente, as chances de rebaixamento aumentaram. Segundo o InfoBola atingiram a casa dos 70%. Mas quando, nos quase 120 anos de história da Ponte, as chances estiveram a nosso favor? É difícil, sempre é, mas dá para reverter e a realidade também mostra isso. O Fluminense fez isso em 2009. Em 29 de outubro daquele ano, há quase exatos oito anos, o time carioca entrou em campo - no Maracanã vazio e embaixo de chuva - contra o Atlético-MG (que assim como nosso próximo adversário, o Corinthians, era candidato ao título e lutava por ele ). Os matemáticos calculavam as chances de queda do Fluminense em não 70, mas 99%.

Pois o Fluminense venceu por dois a um e iniciou ali uma série de seis vitórias e um empate, e somou 46 pontos em 38 rodadas, sendo 19 nos últimos sete jogos, permaneceu na série A e ainda foi campeão no ano seguinte. E antes que alguém seja atacado pelo pessimismo, não se trata de caso isolado, ainda que seja o mais emblemático. Há vários outros casos registrados, como o Goiás em 2005, o Flamengo também em 2009, o Grêmio em 2010... e nós mesmos somos um grande exemplo, com Abel Braga, em 2003!

Sim,hoje temos nossas limitações, mas as dificuldades que enfrentamos não podem nos impedir de manter nosso rumo e de nos empenharmos cada vez mais: se por um lado não estamos apresentando nosso melhor futebol, por outro podemos, queremos e vamos fazer melhor. Diretoria, jogadores e torcedores trabalhando muito e trabalhando juntos e cada vez mais unidos e presentes no Majestoso. Vencemos o Flamengo com mais de 11 mil torcedores apoiando o time. Contra o Santos não desistimos e com a força de mais de 14 mil conquistamos um ponto necessário.

Agora, quando todos os pontos são necessários, precisamos lotar o Majestoso em todos os jogos e dar nossa força ao time. Faltam oito partidas e juntos podemos sair desta. Como presidente da Ponte, não me orgulho da situação em que estamos, mas me orgulho da força que temos. Eu acredito e convido - ou melhor, convoco - você a acreditar comigo.

Vanderlei Pereira

Presidente da Associação Atlética Ponte Preta