Topo

Crise de criatividade também atinge laterais do Corinthians em má fase

22/10/2017 07h00

"Para mim tem mais jogadores abaixo (em relação ao rendimento) e estamos conversando sobre isso. A bola tem que chegar com mais qualidade".

A crítica feita pelo técnico Fábio Carille na véspera do empate em 0 a 0 com o Grêmio foi em resposta a um questionamento sobre a má fase de Jadson e Rodriguinho, a dupla criativa do meio-campo do Corinthians. O diagnóstico da comissão técnica alvinegra é de que a razão para os baixos 40% de aproveitamento no segundo turno do Brasileirão se estende a outros jogadores. Inclusive os laterais Fagner e Guilherme Arana.

Apesar de serem peças importantes da campanha que rendeu a liderança disparada do Timão na tabela, os dois não participam de jogadas de gol há quase 80 dias - a última vez foi contra o Sport, em 5 de agosto, quando Arana fez gol e Fagner deu uma assistência. Desde então se passaram 12 jogos e o único lateral que contribuiu neste sentido ao time de Carille foi Marciel, que é um volante jogando improvisado, e deu passe para o gol de Maycon contra o Racing (ARG), pela Copa Sul-Americana.

Não há qualquer chance de mudança na equipe. Apesar de Léo Príncipe ter agradado nas últimas atuações como titular e Marciel ser um nome muito bem visto (tanto que superou Moisés como reserva imediato), Fagner e Arana são intocáveis. O trabalho interno tem sido para que eles retomem os melhores momentos, que renderam seis assistências pela direita e dois gols e oito assistências do lado esquerdo do ataque, além de jogos seguros na defesa.

Afastado em parte do período de 12 jogos por conta de uma lesão na coxa direita, Arana tem uma fibrose na região e tem sentido incômodos nos minutos finais das partidas. Essa é uma das razões para a queda de rendimento do camisa 13 durante os jogos. Fagner, por sua vez, destacou-se negativamente como recordista de cruzamentos errados contra o Vitória, com sete, e pela bobeada no lance do primeiro gol do Bahia no último fim de semana. A meta é corrigir os problemas ao longo da rotina de treinamentos e não desmotivá-los.

O próximo desafio do Corinthians no Brasileirão será nesta segunda-feira, às 20h, contra o Botafogo. Nova oportunidade para os laterais mostrarem serviço.