Topo

'Mister' x 'profexô': Rueda e Luxa fazem duelo de estilos diferentes

17/09/2017 07h30

Num confronto de rubro-negros, Flamengo e Sport se encaram na tarde deste domingo, às 16h, na Ilha do Urubu, pela 24ª rodada do Campeonato Brasileiro. À beira do campo estarão dois grandes treinadores, renomados e vencedores: Reinaldo Rueda à frente do time carioca e Vanderlei Luxemburgo comandando o Leão. Além de representarem escolas de futebol diferentes - colombiano e brasileira -, os treinadores têm perfis e históricos distintos.

Aos 60 anos, Rueda - que é chamado de 'mister nas coletivas - não treinou tantos clubes como Vanderlei. Ele tem mais experiência com seleções, mas foi com o Atlético Nacional que conquistou mais notoriedade. O colombiano é moderado com as palavras nas entrevistas e procura falar mais sobre aspectos técnicos e táticos.

Já Luxemburgo, aos 65, não costuma ter papas na língua. Ele é reconhecido pelos inúmeros títulos que conquistou, mas também é lembrado por declarações fortes. No comando da Seleção Brasileira, o "profexô" conquistou a Copa América de 1999.

Em comum, ambos trazem muitos títulos, conquistas e um vasto currículo. Rueda tem uma Libertadores na bagagem, um título que falta a Luxa. Por outro lado, o atual técnico do Sport é pentacampeão Brasileiro.

Recentemente, Luxemburgo saiu em defesa do técnico do Botafogo, Jair Ventura, na polêmica envolvendo os treinadores brasileiros e estrangeiros no cenário nacional. Luxa fez vários elogios a Rueda, mas concordou com o comandante alvinegro ao falar sobre critérios para aceitação de quem vem trabalhar no Brasil.

- O técnico estrangeiro pode vir ao Brasil, mas ele tem que seguir as normas que teriam que existir no futebol brasileiro - postou Luxa nas redes sociais.