Felipe Melo deve ser reintegrado, mas vai jogar? Veja como está o caso
Se não encontrar um novo clube ainda nesta janela de transferências, Felipe Melo, muito provavelmente, será reintegrado ao elenco do Palmeiras. Mas isso não significa que Cuca esteja disposto a utilizá-lo na reta final do Campeonato Brasileiro.
Entenda, com as perguntas e respostas abaixo, como está o "caso Felipe Melo" neste momento e quais serão os próximos passos.
Já está definido que Felipe Melo será reintegrado?
Não, mas este é o desfecho mais provável.
A reintegração começou a ser costurada na semana passada, quando Alexandre Mattos mediou uma conversa entre Felipe Melo e Cuca. Ficou pré-definido que o volante voltará a treinar com os outros jogadores se não for negociado nestes últimos dias de janela, mas ainda haverá mais uma reunião para bater o martelo.
- Vamos esperar essa semana, fecha a janela. Se não aparece nada para ele, eu não quero prejudicar a ele ou a qualquer outro jogador. Não posso prejudicar o time também, porque tem uma questão jurídica envolvida nisso. Eu acho que quando a gente faz as coisas sempre para o bem, tende a colher mais coisas com Deus. Vamos esperar essa semana o que vai acontecer - disse Cuca.
Quando cita a questão jurídica, Cuca se refere à notificação enviada ao Palmeiras pelos advogados de Felipe Melo, alegando que o jogador não está recebendo as mesmas condições de trabalho dos demais e pedindo sua reintegração. No clube, há quem aposte que reintegrá-lo agora será apenas uma maneira de evitar uma guerra jurídica, em que o Verdão correria o risco de ver o contrato do atleta rescindido e ainda ter que pagar uma indenização. O vínculo dele vai até o fim de 2019 e, além dos salários, o clube ainda tem cerca de R$ 7 milhões de luvas para pagar.
Se for reintegrado, Felipe Melo jogará?
Como o LANCE! mostrou na sexta-feira, algumas lideranças do grupo de jogadores já estão sabendo há alguns dias sobre a possibilidade de retorno de Felipe Melo. Sabem também que ele precisará reconquistar Cuca não só em questões técnicas e táticas, mas sobretudo de comportamento, já que a ideia inicial do treinador, mesmo aceitando a reintegração, não é utilizá-lo nos jogos.
Mas essa postura pode não ser definitiva. Cuca disse, no último domingo, que Felipe Melo lhe pediu desculpas por tê-lo chamado de "mentiroso, covarde e mau caráter" em um áudio vazado logo depois de seu afastamento. O treinador ainda salientou que não tem nada pessoal contra o camisa 30:
- Acho que o Felipe foi muito mal na questão daquele áudio dele, já falei pessoalmente para ele. Ele reconheceu o erro e se desculpou, o que o torna, para mim, uma pessoa grande, porque eu não sou o que ele falou. E ele também acha que eu não sou, mas no momento de nervosismo falou isso. Eu não tenho nada contra ninguém, pelo contrário.
Até quando o Palmeiras vai esperar?
A maioria das janelas de transferências do exterior fecham nesta quinta-feira, dia 31 de agosto, mas outros mercados seguem abertos até o dia 8 de setembro, como o da Turquia, de onde vieram algumas sondagens para Felipe Melo recentemente. No Brasil, é possível inscrever atletas para a disputa da Série A até o dia 8 de setembro (sexta-feira).
No sábado, dia 9 de setembro, o Palmeiras visita o Atlético-MG. Se Felipe Melo não for transferido até lá, a tendência é de que uma reunião no início da semana defina a reintegração.
Felipe Melo está negociando com outros clubes?
Assim que seu afastamento tornou-se público, o volante recebeu sondagens em nome de clubes da Turquia e do Brasil, entre eles o Internacional, mas não houve avanço nenhum. Felipe Melo disse a Alexandre Mattos que não se interessou por nenhuma oferta que recebeu. O Palmeiras também diz que não foi procurado por nenhuma equipe interessada no jogador.
Felipe Melo pediu alguns dias de folga ao Palmeiras e, desde a semana passada, está com a família em Jericoacoara, no Ceará. Ele pediu a seus pares que não o incomodem durante este período, a não ser que seja alguma questão muito importante. No domingo, assistiu ao clássico contra o São Paulo e vibrou com a vitória do Verdão nas redes sociais.
Qual é a postura de Alexandre Mattos na novela?
Mattos é, desde o princípio da confusão, o responsável pela comunicação entre Felipe Melo e Palmeiras. No dia 1º de agosto, após o vazamento do áudio em que o jogador ofendia Cuca, o diretor deu uma dura entrevista coletiva em que dizia ter tomado a decisão de afastá-lo para manter a ordem no clube e evitar algo pior.
Longe das câmeras, porém, Mattos sempre adotou postura conciliadora neste caso. Foi ele, sem a companhia de advogados do Palmeiras, quem se reuniu com os advogados de Felipe Melo depois da notificação enviada por eles.
Na conversa, as partes discutiram a possibilidade de rescindir o contrato de forma amigável. Não houve acordo, mas o tom da conversa foi amistoso. Mattos mantém contato frequente com o próprio Felipe Melo e não se opôs aos recentes pedidos de folga do jogador.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.