Topo

Felipe Melo deve ser reintegrado, mas vai jogar? Veja como está o caso

29/08/2017 08h00

Se não encontrar um novo clube ainda nesta janela de transferências, Felipe Melo, muito provavelmente, será reintegrado ao elenco do Palmeiras. Mas isso não significa que Cuca esteja disposto a utilizá-lo na reta final do Campeonato Brasileiro.

 

Entenda, com as perguntas e respostas abaixo, como está o "caso Felipe Melo" neste momento e quais serão os próximos passos.

 

Já está definido que Felipe Melo será reintegrado?

 

Não, mas este é o desfecho mais provável.

 

A reintegração começou a ser costurada na semana passada, quando Alexandre Mattos mediou uma conversa entre Felipe Melo e Cuca. Ficou pré-definido que o volante voltará a treinar com os outros jogadores se não for negociado nestes últimos dias de janela, mas ainda haverá mais uma reunião para bater o martelo.

 

- Vamos esperar essa semana, fecha a janela. Se não aparece nada para ele, eu não quero prejudicar a ele ou a qualquer outro jogador. Não posso prejudicar o time também, porque tem uma questão jurídica envolvida nisso. Eu acho que quando a gente faz as coisas sempre para o bem, tende a colher mais coisas com Deus. Vamos esperar essa semana o que vai acontecer - disse Cuca.

 

Quando cita a questão jurídica, Cuca se refere à notificação enviada ao Palmeiras pelos advogados de Felipe Melo, alegando que o jogador não está recebendo as mesmas condições de trabalho dos demais e pedindo sua reintegração. No clube, há quem aposte que reintegrá-lo agora será apenas uma maneira de evitar uma guerra jurídica, em que o Verdão correria o risco de ver o contrato do atleta rescindido e ainda ter que pagar uma indenização. O vínculo dele vai até o fim de 2019 e, além dos salários, o clube ainda tem cerca de R$ 7 milhões de luvas para pagar.

 

Se for reintegrado, Felipe Melo jogará?

 

Como o LANCE! mostrou na sexta-feira, algumas lideranças do grupo de jogadores já estão sabendo há alguns dias sobre a possibilidade de retorno de Felipe Melo. Sabem também que ele precisará reconquistar Cuca não só em questões técnicas e táticas, mas sobretudo de comportamento, já que a ideia inicial do treinador, mesmo aceitando a reintegração, não é utilizá-lo nos jogos.

 

Mas essa postura pode não ser definitiva. Cuca disse, no último domingo, que Felipe Melo lhe pediu desculpas por tê-lo chamado de "mentiroso, covarde e mau caráter" em um áudio vazado logo depois de seu afastamento. O treinador ainda salientou que não tem nada pessoal contra o camisa 30:

 

- Acho que o Felipe foi muito mal na questão daquele áudio dele, já falei pessoalmente para ele. Ele reconheceu o erro e se desculpou, o que o torna, para mim, uma pessoa grande, porque eu não sou o que ele falou. E ele também acha que eu não sou, mas no momento de nervosismo falou isso. Eu não tenho nada contra ninguém, pelo contrário.

 

Até quando o Palmeiras vai esperar?

 

A maioria das janelas de transferências do exterior fecham nesta quinta-feira, dia 31 de agosto, mas outros mercados seguem abertos até o dia 8 de setembro, como o da Turquia, de onde vieram algumas sondagens para Felipe Melo recentemente. No Brasil, é possível inscrever atletas para a disputa da Série A até o dia 8 de setembro (sexta-feira).

 

No sábado, dia 9 de setembro, o Palmeiras visita o Atlético-MG. Se Felipe Melo não for transferido até lá, a tendência é de que uma reunião no início da semana defina a reintegração.

 

Felipe Melo está negociando com outros clubes?

 

Assim que seu afastamento tornou-se público, o volante recebeu sondagens em nome de clubes da Turquia e do Brasil, entre eles o Internacional, mas não houve avanço nenhum. Felipe Melo disse a Alexandre Mattos que não se interessou por nenhuma oferta que recebeu. O Palmeiras também diz que não foi procurado por nenhuma equipe interessada no jogador.

 

Felipe Melo pediu alguns dias de folga ao Palmeiras e, desde a semana passada, está com a família em Jericoacoara, no Ceará. Ele pediu a seus pares que não o incomodem durante este período, a não ser que seja alguma questão muito importante. No domingo, assistiu ao clássico contra o São Paulo e vibrou com a vitória do Verdão nas redes sociais.

 

Qual é a postura de Alexandre Mattos na novela?

 

Mattos é, desde o princípio da confusão, o responsável pela comunicação entre Felipe Melo e Palmeiras. No dia 1º de agosto, após o vazamento do áudio em que o jogador ofendia Cuca, o diretor deu uma dura entrevista coletiva em que dizia ter tomado a decisão de afastá-lo para manter a ordem no clube e evitar algo pior.

 

Longe das câmeras, porém, Mattos sempre adotou postura conciliadora neste caso. Foi ele, sem a companhia de advogados do Palmeiras, quem se reuniu com os advogados de Felipe Melo depois da notificação enviada por eles.

 

Na conversa, as partes discutiram a possibilidade de rescindir o contrato de forma amigável. Não houve acordo, mas o tom da conversa foi amistoso. Mattos mantém contato frequente com o próprio Felipe Melo e não se opôs aos recentes pedidos de folga do jogador.