Manchester City e irmão de Guardiola acertam compra do Girona
O Manchester City, junto com a empresa Girona Football Group, pertencente a Pere Guardiola, irmão do técnico Pep Guardiola, comprou parte das ações do Girona FC. O anúncio foi feito nesta quarta-feira pelo clube espanhol, que subiu à elite do futebol do país pela primeira vez nesta temporada.
As negociações para a aquisição do Girona começaram em 2016. O City e a empresa comandada por Pere Guardiola ficarão com 44,3% cada. Os outros 11,4% estarão nas mãos de um grupo de acionistas.
A divisão das ações foi uma manobra do City para evitar problemas futuros com a Uefa. Isso porque, em caso de participação dos ingleses e do Girona em uma mesma competição europeia, haveria incompatibilidade por terem o mesmo dono. O caso seria parecido com o que ocorreu com o RB Leipzig e o Salzburg, mas a Red Bull, empresa do ramo de energéticos, conseguiu provar que é apenas patrocinadora dos austríacos.
Somente nesta temporada, o Manchester City emprestou cinco jogadores ao Girona. Entre eles o brasileiro Douglas Luiz, que recentemente deixou o Vasco rumo ao time inglês. Os outros são Marlos Moreno, Aleix García, Kayode e Maffeo.
A missão do Girona nesta temporada é permanecer na elite. Os novos proprietários esperam que o objetivo seja cumprido, para que possam consolidar o clube, futuramente, no primeiro escalão do futebol mundial. Em sua estreia no Campeonato Espanhol, empate em 2 a 2 com o Atlético de Madrid, em casa.
O City Football Group, que detém as ações do Manchester City, é dono também do New York City (Estados Unidos), do Melbourne City (Austrália), Yokohama Marinos (Japão) e CA Torque (Uruguai).
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.