Topo

Base forte e treino extra diário: Léo Santos é futuro (e presente) do Timão

21/08/2017 07h20

Léo Santos é tratado como um jogador especial pelo Corinthians. Ele tem apenas 18 anos e trabalha com o elenco profissional desde o início de 2016, mas entrou em campo apenas três vezes, todas de maneira forçada, por absoluta necessidade. Será assim, mais uma vez, que ele deverá ser titular nesta quarta-feira, contra a Chapecoense. Ele só jogará porque o técnico Fábio Carille não conta com Balbuena, Pablo e Vilson. Mas comissão técnica e diretoria não têm qualquer preocupação quanto ao uso do jovem camisa 14.

O garoto que formará a zaga do Timão com Pedro Henrique neste meio de semana chegou ao clube aos 12 anos e foi frequente nas categorias sub-17 e sub-20 da Seleção Brasileira - ele, inclusive, disputou o Sul-Americano da categoria no início deste ano, ao lado de Guilherme Arana e Maycon. Léo Santos é monitorado por grandes clubes europeus, como o Real Madrid (ESP), e é agenciado por Giuliano Bertolucci, um dos empresários brasileiros de futebol mais importantes do mundo. Tudo isso mostra o peso do garoto, mas é na rotina do CT Joaquim Grava que estão as maiores credenciais.

Além de ter sido um nome precoce e de sucesso nas categorias de base, Léo Santos é exemplo nos trabalhos do elenco profissional. Todo dia após os treinamentos comuns, o garoto permanece entre 20 e 30 minutos realizando atividades técnicas com algum auxiliar de Carille. Léo Santos trabalha rebatidas com as duas pernas, lançamentos e cabeceio, especialmente. O turno extra de treinamentos serve para aprimorar as qualidades e corrigir deficiências do futebol do jogador de 18 anos.

Em entrevista recente ao LANCE!, o gerente de futebol do Corinthians, Alessandro Nunes, falou espontaneamente sobre as perspectivas de utilização de Léo Santos como profissional. A seriedade na rotina de treinos é o principal motivo da fé alvinegra no potencial do zagueiro.

- Aqui, temos jovens que mostram nos treinos que farão coisas boas quando tiverem oportunidade de jogar, é muito claro. O Léo Santos é um zagueiro que já mostrou e toda vez que tem chance o torcedor pode ter segurança que vai jogar bem. Tem muitos jovens batendo na porta da oportunidade - declarou o dirigente.

Avaliado como o zagueiro de maior projeção pelo Corinthians desde Marquinhos, Léo Santos deve começar jogando nesta quarta-feira, contra a Chapecoense, em duelo adiado da 20ª rodada do Brasileirão. O Timão tem plena confiança na promessa.