Topo

'Portunhol': com gestos e 'intérpretes', comissão técnica de Rueda passa orientações no Fla

18/08/2017 17h32

Há menos de uma semana no Rio e no Flamengo, o técnico colombiano Reinaldo Rueda vem usando a 'linguagem do futebol' para se comunicar com os jogadores. O treinador entende português, desde que usado pausadamente, e fala em espanhol, mas também devagar, buscando a compreensão. Com gestos e 'intérpretes' que falam espanhol no elenco, como os meias Mancuello e Diego, o treinador, o auxiliar técnico Bernardo Redín e o preparador físico Carlos Velasco vêm se comunicando com o grupo.

Como o espanhol e o português têm muitas palavras similares, a língua não chega a ser um grande problema na comunicação. No jogo contra o Botafogo, Rueda chamou o garoto Vinicius Júnior para passar instruções à beira do gramado, antes dele entrar em campo, e os dois pareciam se entender em gestos com as mãos, indicando duas linhas de quatro.

O volante Willian Arão, que também fala um pouco de espanhol, ajuda os companheiros quando é necessário.

- Quanto mais soubermos o que ele quer nos passar, mais fácil ficará. O Mancu, o Berrío, o Cuéllar, e até eu mesmo, que entendo um pouco de espanhol, vamos tentando passar o que entendemos para que nenhuma informação passe despercebida - diz o camisa 5.

O volante colombiano Cuéllar, que hoje já fala português com desenvoltura, vêm recebendo muitas instruções da comissão técnica. Ele tem sido um elo importante neste momento inicial para evitar qualquer 'ruído' na comunicação.