Topo

Vasco não sofre gol pela primeira vez no Brasileiro e busca continuidade

19/06/2017 08h00

O Vasco tem a defesa mais vazada do Campeonato Brasileiro - são 17 gols sofridos em oito rodadas. Na última, sábado passado, em vitória sobre o Avaí, em São Januário, pela primeira vez, a equipe comandada pelo técnico Milton Mendes não sofreu gol. Este tempo evidencia uma melhora do trabalho da equipe na disputa da elite do futebol nacional para que os objetivos sejam alcançados. Um ponto, diga-se de passagem, de atenção de olho em uma continuidade para que contestações sobre os zagueiros fiquem de lado.

A defesa, vale lembrar, é o setor mais criticado pelos torcedores do Vasco. Tanto que é a posição que mais recebeu reforços para a disputa do Campeonato Brasileiro - já são três zagueiros contratados, Paulão e Breno, que formam a atual dupla titular, além de Lucas Rocha. Há ainda a expectativa pela chegada de Anderson Martins, que segue em negociação pela rescisão no Qatar. Caso o Cruz-Maltino mude a estatística de gols sofridos, a tendência é que a ida ao mercado da bola seja paralisada.

Esta sequência vai ser colocada em teste já na quarta-feira. No Nilton Santos, às 21h, o Vasco enfrenta o Botafogo e com atenção redobrada no setor defensivo - o único que vem sendo poupado das críticas é o goleiro Martin Silva. Um ponto colocado em prática na equipe por Milton Mendes nas últimas semanas é fazer com que todos os jogadores atuem ofensivamente e defensivamente, ganhando assim em número e qualidade na transição para que além de não sofrer gols, gols sejam feitos a favor do Cruz-Maltino.

"O Avaí teve envolvências, é uma equipe que joga bem. Impuseram um ritmo depois que levaram o gol. Acho que foi mais mérito nosso do que deles. Martin defendeu bolas boas, zaga tirou bolas boas, meio estava compactado. Sofremos no fim do primeiro tempo porque nossos homens de lado não estavam indo para dentro. Arrumamos no intervalo e as oportunidades apareceram", respondeu o técnico Milton Mendes em entrevista coletiva ao ser questionado sobre o primeiro jogo do Vasco no Brasileiro sem sofrer gols.

O Campeonato Brasileiro está apenas no começo e uma evolução neste sentido ainda nesta altura da competição pode fazer com que o Vasco deixe de lado o receio de um novo rebaixamento e comece a mirar em voos mais altos.

Os oito jogos do Vasco no Brasileiro

1ª rodada

Palmeiras 4 x 0 Vasco
Gols: Jean, Guerra e Borja duas vezes (Palmeiras)

 

2ª rodada

Vasco 2 x 1 Bahia
Gols: Luis Fabiano e Yago Pikachu (Vasco), Gustavo (Bahia)

 

3ª rodada

Vasco 3 x 2 Fluminense
Gols: Luis Fabiano, Manga e Nenê (Vasco), Henrique Dourado duas vezes (Fluminense)

4ª rodada

Grêmio 2 x 0 Vasco
Gols: Lucas Barrios e Luan (Grêmio)

5ª rodada

Vasco 2 x 5 Corinthians
Gols: Luis Fabiano duas vezes (Vasco), Marquinhos Gabriel, Jô, Maycon e Clayton duas vezes (Corinthians)

6ª rodada

Vasco 2 x 1 Sport
Gols: Luis Fabiano e Douglas (Vasco), André (Sport)

7ª rodada

Chapecoense 2 x 1 Vasco
Gols: Girotto e Arthur (Chapecoense), Jean (Vasco)

8ª rodada

Vasco 1 x 0 Avaí
Gol: Yago Pikachu (Vasco)