Topo

Contra o Atlético-PR, São Paulo tenta encerrar "tabu" que já dura 35 anos

Marcello Zambrana/AGIF
Imagem: Marcello Zambrana/AGIF

19/06/2017 06h30

Depois de perder para o Atlético-MG no Morumbi e desabar para a 13ª posição da tabela, o São Paulo não terá vida fácil na sequência do Brasileiro. O próximo compromisso será contra o Atlético-PR, adversário que o Tricolor não derrota como de visitante desde 1982. Para piorar a vida dos paulistas, o jogo será na Arena da Baixada, palco onde o São Paulo jamais venceu os donos da casa. Foram 16 jogos disputados desde 1999, ano da inauguração do estádio, com 11 vitórias do Furacão e cinco empates.

Rogério Ceni reconheceu a complexidade da causa. Depois da partida com o Sport, na última semana, o treinador se adiantou às perguntas dos jornalistas e disse ser um lugar em que "não costumava ganhar muito" como goleiro. Após o jogo com o Galo, Ceni falou novamente sobre a dificuldade de pôr um fim ao tabu. Como jogador, Ceni perdeu oito dos nove jogos que disputou na Arena.

"Partida tradicionalmente difícil. Mas temos de buscar esses pontos lá. Hoje (domingo), infelizmente, não ganhamos. Isso traz pressão para ganhar um jogo que, na história, o São Paulo não traz vitórias na Arena da Baixada. Hoje, parecia que venceríamos e não aconteceu. Agora é buscar o resultado fora de casa", avaliou o comandante do São Paulo.

Na história, o Atlético-PR foi mandante de 26 jogos contra o São Paulo. Venceu 12, empatou 12 e perdeu apenas dois, em 1970 e 1982 (2 a 0 e 3 a 1, ambos no Couto Pereira). Desde 1999, foram 19 duelos com o Furacão como mandante, com 12 triunfos a favor dos donos da casa e nove empates. Três partidas, contudo, não foram realizados na Arena, como a final da Libertadores de 2005.

Por determinação da Conmebol, o jogo foi realizado no Beira-Rio, já que o estádio em Curitiba não tinha a capacidade mínima de público exigida pela entidade. Os times empataram em 1 a 1, mas o São Paulo goleou por 4 a 0 na volta e foi campeão. Além da final da Libertadores, as partidas realizadas em 2013 e 2014 também tiveram outros palcos devido às reformas da Arena para a Copa do Mundo.

A última derrota do São Paulo na Baixada foi em 2016, por 1 a 0, com Denis na meta, o que manteve o Atlético invicto como mandante contra o Tricolor. Para pôr fim a essa série incômoda, o time comandado por Ceni terá mais uma chance nesta quarta-feira, às 21h45 (de Brasília), pela nona rodada da Série A.