Topo

Em três jogos, Cuca usa praticamente todo o elenco; veja quem falta

Agência Palmeiras
Imagem: Agência Palmeiras

22/05/2017 08h00

Cuca tem apenas três jogos nesta segunda passagem pelo Palmeiras, mas já deu oportunidade a 22 jogadores. Os únicos que estão disponíveis e ainda não entraram em campo com ele são Egídio, Vitinho (que tem intercalado entre o profissional e o sub-20) e Mayke (recém-chegado), além dos goleiros reservas. Luan, Thiago Martins, Arouca e Moisés estão machucados e, claro, também não atuaram.

O fato de ter poupado jogadores na derrota por 1 a 0 para a Chapecoense, obviamente, turbinou este número. Eduardo Baptista, por exemplo, demorou seis jogos do Campeonato Paulista para colocar 22 atletas em ação.

Cuca diz, porém, que a decisão de não levar os titulares a Chapecó não foi motivada apenas pela necessidade de tê-los "inteiros" na quarta-feira, contra o Tucumán (ARG), pela Libertadores. Segundo o treinador, dar minutos para os atletas que não estão jogando com frequência pode ajudar a aumentar a disputa por uma vaga no time e consequentemente aumentar o nível.

"Não é o caso só de poupar, é dar oportunidade a outros que de repente podem ir melhor do que quem está jogando. Montou-se um elenco forte para ter essa busca, jogadores entrando, pedindo passagem", explicou Cuca.

O desempenho da equipe contra a Chapecoense, no entanto, foi desanimador. Cuca gostou do desempenho dos dois zagueiros, Antônio Carlos e Juninho, e também fez elogios a Michel Bastos, que atuou na lateral esquerda. Jogadores como Raphael Veiga, Keno e Róger Guedes não jogaram o suficiente para se tornarem ameaças aos titulares.

O jogo também evidenciou uma carência que o clube tentará preencher indo ao mercado. Sem Borja, que ficou em São Paulo, a função de centroavante ficou a cargo de Willian. No segundo tempo, Cuca promoveu a estreia de Iacovelli, garoto do sub-20, para desempenhar esse papel.

A rotatividade deve ser menos nos próximos jogos, já que o técnico planeja usar formações bem parecidas contra o Tucumán e contra o São Paulo, sábado, no Morumbi, pelo Campeonato Brasileiro.

"A estratégia foi pensando na quarta. Quem ficou em São Paulo não ficou descansando, ficou treinando. Tinham que trabalhar alguma coisa, mas não um jogo, em que pode ter uma lesão. Vamos trabalhar para quarta eles estarem super-inteiros e quem sabe jogar sábado também", disse.