Topo

Sinal amarelo: final do Paulista reúne equipes faltosas e com 15 pendurados

Fagner está pendurado - Daniel Vorley/AGIF
Fagner está pendurado Imagem: Daniel Vorley/AGIF

27/04/2017 07h30

Dois dos cinco times mais faltosos do Campeonato Paulista vão decidir o título da competição nos dois próximos fins de semana, em partidas no Moisés Lucarelli e na Arena Corinthians. Segundo dados do Footstats, a Ponte Preta é o time que mais fez faltas na competição, enquanto o Corinthians ocupa a quinta posição, em média, no ranking. Para completar, o Timão conta com o jogador que mais cometeu infrações ao longo da competição, que é o volante Gabriel - empatado com Bileu, do já eliminado Botafogo, com 39 faltas no Paulistão.

Além das faltas, os finalistas do Estadual também chamam atenção pelo número de cartões amarelos recebidos ao longo da competição: 44 para a Ponte Preta e 36 para o Corinthians, em 16 partidas. Enquanto a Macaca é, também, a equipe com mais advertências ao lado do São Paulo e do Palmeiras, o Timão só fica atrás de Botafogo, Linense e Mirassol entre os 20 times da competição.

Tantos números elevados no quesito indisciplina causaram uma situação inusitada para o primeiro duelo decisivo, neste domingo, às 16h, em Campinas: a Ponte tem um suspenso (Marllon) e seis pendurados (Fernando Bob, Jeferson, Jadson, Yago, Matheus Jesus e Emerson) e o Corinthians tem nove pendurados, sendo oito titulares (Rodriguinho, Guilherme Arana, Jadson, Romero, Maycon, Fagner, Gabriel, Jô e Léo Jabá). Todo cuidado será pouco para o número de cartões amarelos não aumentar e causar prejuízo decisivo no Paulistão.

"O jogador tem que entrar em campo esquecendo isso. Porque entrar com pé atrás pensando no jogo seguinte pode prejudicar. É difícil entrar numa final sabendo que se levar amarelo não pode jogar o outro. Mas tem que saber administrar, o jogador que está pendurado precisa lidar com isso", diz o zagueiro Pablo.

Ponte Preta e Corinthians não conquistarão o Troféu Fair Play do Paulistão de 2017, mas pelo menos podem se orgulhar de uma marca positiva em meio a tantos problemas com cartões e faltas na competição: ao lado do Osasco Audax, são os únicos sem expulsões na temporada.