Topo

Desgaste, erros em ataque e defesa e 'detalhe': queda do Timão por Carille

20/04/2017 01h20

Em quatro meses como treinador efetivo do Corinthians, Fabio Carille vive agora seu "pior momento" em razão da eliminação na Copa do Brasil diante do Internacional, após o empate em 1 a 1 no tempo normal e a derrota por 4 a 3 nas cobranças de pênalti atuando na Arena de Itaquera. Apesar de atribuir a queda no principal torneio nacional disputado em mata-mata aos "detalhes", o novato comandante admite uma série de problemas técnicos de sua equipe, especialmente no setor ofensivo.

- Jogo grande e decisivo é assim: apareceu, tem que fazer. O time girou a bola, criou, chegou na área do adversário, mas faltou matar. É uma questão que estávamos melhorando, chegando com mais perigo. Hoje voltamos a chegar, mas precisamos de paciência e tranquilidade pra fazer os gols em cima das oportunidades que aparecem - lamentou o treinador, que viu sua equipe errar 12 em 16 finalizações e 15% das tentativas de passe contra o Colorado.

- O primeiro tempo foi bem igual, as duas equipes com oportunidade de finalizar e fazer gols. No segundo tempo tomamos o gol numa segunda bola, que o Nico chutou dentro da área, bateu no Fagner e entrou. Depois fiz a substituição para deixar o time mais ofensivo e criamos três, quatro possibilidades de gols, mas não fizemos. Quero parabenizar o grupo pela dedicação. É ruim perder a classificação dentro de casa, mas domingo tem outra. Vamos levantar a cabeça.

Apesar de chegar a nove partidas sem derrotas na temporada, o Corinthians amarga a primeira eliminação marcante, e novamente em confronto decidido em Itaquera. Sem buscar culpados apesar das falhas de Marquinhos Gabriel, Guilherme Arana e Maycon nas cobranças de pênalti e dos diversos erros de finalização com bola rolando, Carille atribuiu a queda ao "detalhe" dos pênaltis.

- O pênalti é um detalhe em que infelizmente um fica fora e nessa noite foi o Corinthians - disse, antes de completar:

- É o momento mais difícil da minha carreira, com certeza. Uma carreira muita curta. Mas estou satisfeito com o entendimento da ideia de jogo por parte do grupo. Fizemos gol logo e pudemos aumentar com o Romero, não aconteceu, o Inter cresceu e não conseguimos encaixar a marcação. No segundo tempo erramos contra-ataques e depois que tomamos o gol tornei a equipe mais ofensiva. Penso que o Corinthians tem uma ideia de jogo e a gente não pode mudar. Se as coisas não dão certo em cima do que você treina, imagina em cima do que você não treina. O time sabe o que fazer com bola e sem bola. Mas em jogo assim há vários elementos, inclusive um pouco de desgaste, o Inter com mais tempo de recuperação que nós, sabíamos da dificuldade. Tivemos chance de ganhar, mas não conseguimos.