Topo

Entenda as disputas do Botafogo pela semifinal do Campeonato Carioca

Thiago Ribeiro/AGIF
Imagem: Thiago Ribeiro/AGIF

29/03/2017 07h00

Faltam duas rodadas para o fim da fase regular da Taça Rio. O Botafogo ainda não tem uma campanha que lhe garanta na semifinal do Campeonato Carioca, principalmente por ter escalado o time reserva em quatro dos cinco jogos da equipe na Taça Guanabara. Some-se a isso um regulamento minimamente polêmico, e o Glorioso briga com Vasco e Nova Iguaçu por pontos na classificação geral, além de, naturalmente, querer o título da Taça Rio.

Para se garantir entre os quatro semifinalistas do torneio estadual, o time de Jair Ventura tem ainda a Portuguesa, nesta quinta-feira, e o Resende, no domingo. No grupo B, os critérios de desempate colocam o time de General Severiano em terceiro. Por enquanto, fora da semifinal do turno. Mas a disputa segue. E segue também pela classificação geral. Um destes vai ficar fora:

Vasco: 15 pontos

Botafogo: 14 pontos

Nova Iguaçu: 14 pontos

Se o Botafogo vencer os dois jogos que restam na fase regular, estará automaticamente classificado no geral, mas não na Taça Rio. Isso porque:

Se vencermos os dois, nenhuma equipe poderá tirar o quarto lugar geral. Contudo, o Nova Iguaçu poderá estar vivo na Taça Rio se também vencer seus dois jogos, possivelmente tirando o quarto colocado. Entretanto, para isso, a equipe Laranja teria que vencer o Vasco na última rodada, confronto direto.

Se a vitória do Nova Iguaçu acontecer, tendo o Botafogo vencido os dois jogos, o Glorioso se garante também na frente do Vasco na geral, independentemente de os dois estarem na Taça Rio.

Ou seja, os comandados de Jair Ventura obteriam o terceiro lugar geral. Se algum dos dois rivais fosse campeão da Taça Rio, a equipe se classificaria em quarto, sem fazer diferença.