Topo

Fã de Osorio, Rogério Ceni ressuscita bilhetinhos no São Paulo

Reprodução/Sportv
Imagem: Reprodução/Sportv

26/02/2017 06h10

Rogério Ceni nunca escondeu sua admiração por Juan Carlos Osorio, técnico que comandou o São Paulo em 2015 e hoje dirige a seleção do México. E neste sábado, diante do Novorizontino, o técnico do Tricolor deu uma mostra da influência que o colombiano tem em sua empreitada fora das quatro linhas.

No segundo tempo da partida em Novo Horizonte, quando o São Paulo vencia por 2 a 0, Ceni lançou o atacante Luiz Araújo e com ele ressuscitou um gesto que é marca registrada de Osorio. O técnico entregou um bilhete ao garoto, com instruções para outro atleta. Essa forma de comunicação era defendida pelo técnico colombiano, que escrevia com canetas azuis e vermelhas: azul para algo bom que estava sendo feito, vermelha para uma espécie de alerta.

Ceni já disse que conviver com Osorio, mesmo que por apenas cinco meses no São Paulo, mudou sua forma de pensar futebol. Ele se sentia pronto para ser treinador, mas depois que acompanhou os métodos do treinador, se deu conta de que precisava estudar mais, conhecer mais. Não à toa, trouxe da Inglaterra, onde Osorio teve sua formação no esporte, seu assistente técnico: Michael Beale, com passagens pelas categorias de base do Chelsea e do Liverpool.

A admiração de Ceni o levou a ter um período de estágio com Osorio no ano passado, quando ainda se preparava para ser técnico. Ele acompanhou treinos do México durante uma semana, a convite do treinador colombiano. As aulas se refletem no futebol aplicado pelo técnico do São Paulo.

Assim como o Profe, apelido de Osorio, Ceni prima por um jogo ofensivo, com velocidade na recuperação da bola, linhas altas e forte jogo pelas pontas. O esquema de preferência de ambos é o 3-4-3, muito usado por Jorge Sampaoli. No Tricolor, no entanto, o ex-goleiro ainda não consolidou o sistema. Porém, pela inspiração que tem no colombiano, não será surpresa se isso acontecer ao longo do ano.