Topo

TJ-SP decreta prisão de Edinho e define em cerca de 12 anos por tráfico de drogas e lavagem de dinheiro

24/02/2017 13h06

O ex-goleiro Edinho terá de voltar à cadeia. Após ter aguardado o desfecho do julgamento de apelação judicial em liberdade, o TJ-SP estabeleceu na noite de quinta-feira que Edson Cholbi de Nascimento, teve sua pena reduzida para 12 anos e dez meses em regime fechado, e terá de se apresentar assim que o mandado de prisão for emitido pela 1ª Vara Criminal de Praia Grande (SP). Inicialmente, ele havia sido condenado por 33 anos e quatro meses de reclusão, pelos crimes de lavagem de dinheiro e associação ao tráfico de drogas

Edinho terá de apresentar no momento em que a decisão for emitida. Em entrevista ao G1, o advogado Eugênio Malavasi garantiu que o ex-goleiro se apresentará espontaneamente à delegacia. Porém, a defesa agirá:

- Ele já me falou que assim que sair, ele vai se apresentar. Mas, vamos entrar com um pedido de habeas corpus para revogar a prisão dele.

Os demais envolvidos no processo também tiveram suas penas reduzidas: Clóvis Ribeiro, o "Nai", Maurício Louzada Ghelardi, o "Soldado", Nicolau Aun Júnior, o "Véio ou Nick"; e Ronaldo Duarte Barsotti, o "Naldinho".. Nai deverá cumprir pena de 15 anos de reclusão. Já Soldado e Nick irão ficar 11 anos e quatro meses na prisão. Até o momento, "Naldinho" é o único que não se apresentou, e é considerado foragido.

Esta não é a primeira vez que Edinho é preso. Na primeira, o ex-goleiro foi detido com outras 17 pessoas pela Operação Indra em junho de 2005, realizada pelo Departamento de Investigações sobre Narcóticos (Denarc). Porém, foi solto seis meses depois.

Em janeiro do ano seguinte, teve novamente a prisão decretada com o adiamento da denúncia mas, por uma decisão do STJ, conseguiu responder ao processo em liberdade. No entanto, em fevereiro de 2016 (47 dias depois de ter saído da cadeia), o Ministério Público voltou a denunciá-lo por lavagem de dinheiro, o que resultou em sua prisão até 22 de dezembro.