Topo

Botafoguense foi morto por espeto de churrasco no Nilton Santos, revela delegado

19/02/2017 18h08

A investigação em torno da morte de Diego Silva dos Santos chegou a novos desdobramentos. Em reportagem exibida no programa "Esporte Espetacular" neste domingo, foi divulgado que o botafoguense de 28 anos, vítima fatal da violência entre organizadas antes do jogo entre Botafogo e Flamengo, faleceu após ser perfurado por um objeto cortante.

Diego chegou a ser socorrido por torcedores do Botafogo, mas morreu no Hospital Salgado Filho. O delegado Fábio Cardoso, da delegacia de homicídios, apontou que o laudo do Instituto Médico Legal (IML) rechaçou a hipótese de que a morte tenha ocorrido devido a um tiro.

- Inicialmente diante de várias fotografias e áudios, que foram divulgados por redes sociais, acreditava-se que o Diego tinha sido morto a tiros. Mas não foi. A DH já conseguiu evidenciar, com base em tanto em provas periciais, laudo de necropsia, como provas testemunhais, que, na verdade, o Diego foi morto, foi perfurado, foi agredido, por um espeto de churrasco, que foi o que causou a morte dele.

O laudo apontou que a perfuração do objeto cortante trouxe como consequência uma hemorragia interna e externa. O delegado aponta como estão as investigações.

- A DH tem equipes que estão desde a noite de domingo na região do Engenhão trabalhando nessa investigação, buscando ouvir testemunhas, já ouvimos algumas e vamos ouvir mais. Conseguimos fotos e imagens que estão sendo utilizadas pra que se possamos identificar a dinâmica completa dessa briga que ocasionou a morte do Diego, e obviamente identificar todos os envolvidos nesse assassinato.

O delegado Fábio Cardoso revelou que houve duas brigas. Diego teria morrido na segunda confusão, que foi em proporções maiores.

- A torcida do Botafogo chegou ao Engenhão por volta das 17h, e ocorreu inicialmente uma primeira briga contra torcedores do Flamengo. E essa briga foi evitada, apartada, e posteriormente uma outra briga entre torcedores ocorreu por volta das 18h. E foi quando então esses torcedores do Flamengo vieram armados com pedras, paus, ferros e então ocorreu essa briga com torcedores do Botafogo. Alguns torcedores do Botafogo, que estavam em um número bem menor, fugiram. O Diego foi agredido por um marginal disfarçado de torcedor, e foi várias vezes golpeado na região torácica, no peito com um espeto de churrasco, o que acabou acarretando a morte.

Erivaldo, que trabalhava como churrasqueiro na frente de um bar, contou que teve de abandonar objetos em meio ao tumulto:

- Só deu tempo de fechar as portas e largar. E nos prevenir de uma coisa pior. Porque talvez se eu tivesse até ficado, talvez não estaria nem contando essa história agora pra vocês. A churrasqueira ficou do lado de fora com tudo, com carne, com tudo. Eles levaram tudo, quebraram tudo, um prejuízo bem pesado. Eles levaram as carnes. Quebraram balança. Todos os utensílios eles carregaram. Os utensílios como faca, essas coisas, eu consegui tirar. Tirar essas coisas, espeto ainda consegui tirar, mas as carnes que estavam em cima da coisa, eles levaram tudo, destruíram tudo.