Barça tem viradas épicas, mas nenhuma como a que precisa na Champions
A acachapante vitória do Paris Saint-Germain sobre o Barcelona tem causado uma pressão do tamanho do Camp Nou para cima de Luis Enrique - principalmente - e seus comandados. Caso consiga reverter a vantagem de quatro gols dos parisienses, o clube blaugrana alcançará um feito inédito na competição, realizada desde 1955/56.
Ao longo de sua trajetória na Champions, o Barça chegou a viradas épicas, memoráveis, porém nenhuma delas ocorreu tirando quatro gols de margem. Aliás, pelas semifinais na temporada 2012/13, fracassou ao tentar, na volta, bater o Bayern de Munique, que fez os catalães engolirem o mesmo 4 a 0 na ida. Em tempo, foi derrotado novamente (3 a 0), em casa.
Contudo, apesar da torcida ressabiada, o Barcelona mantém o discurso otimista - Neymar, por exemplo, afirmou que ele e seus companheiros não irão desistir, apesar de admitir que a missão é "praticamente impossível".
Por falar nos fãs do clube, uma pesquisa por parte deles a respeito de viradas na competição pode, sim, trazer um alento. Em quatro ocasiões, o Barcelona despachou o pessimismo e conseguiu reverter boas vantagens dos seguintes rivais: Milan, Chelsea, Dinamo Kiev e Gothenburg - este último foi batido pela Copa Europa, antiga Liga dos Campeões. Relembre:
BARCELONA X GOTHENBURG - 1985/86
Antiga Liga dos Campeões, a Copa Europa da temporada 1985/86 presenciou uma classificação fabulosa do Barcelona à final. Na ida, o Gothenburg, da Suécia, enfiou 3 a 0.
Já na volta, o time azul-grená, jogando em casa, conseguiu chegar ao mesmo placar, após três gols marcados por Pichi Alonso. A vaga só foi decidida nos pênaltis (5 a 4 para os mandantes).
BARCELONA X DINAMO KIEV - 1993/1994
Pela primeira fase de mata-mata da Liga dos Campeões de 1993/94, o Barcelona quase ficou pelo caminho. Fora de casa, perdeu para o Dinamo Kiev por 3 a 1.
Liderado por Johan Cruyff, o Barça chegou à virada épica no Camp Nou. Na ocasião, goleou os ucranianos por 4 a 1, com gols de Bakero (duas vezes), Laudrup e Koeman.
BARCELONA X CHELSEA - 1999/2000
Contra o Chelsea, na temporada 1999/00, o Barcelona impactou o mundo do futebol ao derrotar o time londrino, que não tinha ainda o suporte financeiro que possui hoje. Pelas quartas de final, os Blues dominaram no Stamford Bridge e foram à Espanha com um 3 a 1 na bagagem.
Na volta, no entanto, tudo desandou para os ingleses. Com show de Rivaldo, que marcou duas vezes, o Barça devolveu o placar, levando o duelo para a prorrogação. No tempo extra, fez 5 a 1 e saiu de campo com a vaga à próxima fase.
BARCELONA X MILAN - 2012/13
Numa das oitavas da Liga dos Campeões de 2012/13, o Barcelona alcançou um feito inédito até então. Após perder na ida por 2 a 0 para o Milan, o clube blaugrana aproveitou o fator casa e, na volta, venceu por 4 a 0.
Já consolidado como astro, Messi brilhou, levando o Barça a se tornar o primeiro time a virar depois de dois gols de desvantagem sem marcar fora.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.