Topo

Flu estreia na Copa BR 10 anos após conquista com roteiros semelhantes

NELSON PEREZ/FLUMINENSE F.C
Imagem: NELSON PEREZ/FLUMINENSE F.C

15/02/2017 07h00

Dez anos depois da última - e única - conquista da Copa do Brasil, o Fluminense estreia no novo formato da competição nesta noite, às 21h45. O time de Abel Braga enfrenta o Globo-RN, na pequena cidade de Ceará-Mirim, em seu primeiro passo em busca do bicampeonato do torneio. Mesmo sem o investimento de anos anteriores, o Tricolor tem bons motivos para acreditar na equipe. Confira na galeria de imagens acima.

Em 2007, o time de Renato Gaúcho conquistou título inédito em situação parecida com a de hoje. No ano anterior, o clube havia decepcionado no Brasileirão, no qual terminou desacreditado, na 15ª posição. O roteiro é o mesmo. A equipe foi reformulada e jovens da base ganharam chance: nomes como Thiago Silva e Arouca, ainda meninos de 22 e 20 anos, cresceram durante a campanha vitoriosa. Na equipe atual, por exemplo, Scarpa (23) e Douglas (20) são peças-chave no esquema de Abel Braga.

As semelhanças não param por aí. Assim como os equatorianos Sornoza e Orejuela, dois jogadores importantes chegaram como promessas no início daquela temporada. Os meias Cícero e Thiago Neves assinaram com o Tricolor após boas passagens por Figueirense e Paraná, respectivamente, e foram fundamentais na conquista. Dos quatro citados acima, três vestiram a camisa pela primeira vez com 22 anos de idade - Orejuela estreou com 23.

Com menos brilho, Wellington tem trajetória similar a de Carlos Alberto. Os dois surgiram como joia e foram vendidos para Europa antes de 20 anos completos. Anos depois, aos 23, voltaram ao Fluminense na tentativa de retomar a carreira onde se formaram como profissional.

Nesta noite, o Fluminense começa a caminhada com força máxima. Sem Renato Chaves, lesionado, Nogueira ganha vaga no time titular mais uma vez. O meia Marquinho também desfalca o banco de reservas, que conta com a volta do atacante Pedro. A provável escalação terá: Júlio César; Lucas, Nogueira, Henrique e Léo; Orejuela, Douglas, Sornoza, Scarpa; Wellington e Henrique.