Topo

Vôlei de Praia: Novas formações estreiam com vitória em João Pessoa

27/01/2017 23h24

O primeiro dia de competição do torneio feminino do Open de João Pessoa (PB), sexta etapa do Circuito Brasileiro Vôlei de Praia 2016/2017, apresentou novas parcerias à torcida e provou que as disputas na areia continuam acirradas apesar das novidades. Nesta sexta-feira, foram 16 partidas realizadas, e as parcerias estreantes Ágatha/Duda (PR/SE) e Maria Elisa/Carol Horta (PE/CE) conseguiram vaga direta às quartas de final, assim como Larissa/Talita (PA/AL) e Bárbara Seixas/Fernanda Berti (RJ).

Os jogos continuam neste sábado, a partir das 9h (hora local), com a repescagem, quartas de final e semifinal. As partidas acontecem na arena montada na Avenida Cabo Branco. As partidas contam com entrada franca à torcida e transmissão das partidas da quadra central na página oficial da Confederação Brasileira de Voleibol (CBV) no Facebook.

Além das quatro duplas que ficaram em primeiro lugar em seus grupos, mais oito times lutam pela vaga às quartas de final na disputa da repescagem. Os duelos terão Juliana/Carol Solberg (CE/RJ) enfrentando Ângela/Val (DF/RJ); Taiana/Elize Maia (CE/ES) encara Eunyce/Rafaela (AL/PA); Rebecca/Ana Patrícia joga com Tainá/Victória (SE/MS); e Josi/Lili (SC/ES) mede forças com Neide/Érica Freitas (AL/MG) por um lugar na próxima fase.

Maria Elisa, que recentemente firmou parceria com Carol Horta, elogiou a parceira e se disse bastante satisfeita com a nova equipe. As duas nunca haviam jogado juntas, mas, segundo Maria, este não foi um problema nas primeiras partidas oficiais do time.

- Nós tivemos muito pouco tempo para treinar, na verdade todas as duplas, mas eu e Carol não moramos na mesma cidade, então só conseguimos treinar juntas apenas duas semanas. Estou muito feliz pois pensamos de forma muito parecida, é como se já jogássemos há muito tempo. A Carol (Horta) se posiciona muito bem, eu sei exatamente onde ela vai estar. Ela é muito tática e tem me ajudado muito - contou a atleta que defende Pernambuco.

A medalhista olímpica Ágatha também se mostrou satisfeita com a escolha de Duda para ser a nova parceira. No primeiro dia de competição na capital paraibana a dupla venceu ambas as partidas por 2 sets a 0.

- O mais importante foi que conseguimos colocar em prática tudo aquilo que treinamos. Isso nos deixa felizes e mais motivadas ainda e ajuda o time a crescer. Apesar de termos ganhado os dois jogos de hoje, estamos bastante ligadas, pois o torneio vai ficando mais difícil conforme vamos avançando. As duplas vão se entrosando mais. Sabemos que teremos desafios grandes pela frente - disse a paranaense que também destacou o rápido entrosamento com a jovem atleta sergipana.

- O que mais me impressionou nestes dois primeiros jogos ao lado da Duda não foi nem a parte tática. Achei que nós criamos uma química de forma rápida, o time já tem uma cara. As duas últimas semanas que passamos juntas em Saquarema (no Centro de Desenvolvimento de Voleibol) foram bastante intensas e ajudou neste entrosamento. Temos conversado muito, ela é uma menina que tem muita maturidade e me ajudou bastante em alguns momentos. Ela lê bem o jogo e tem tudo para me ajudar nos momentos que eu tiver alguma dificuldade - relatou Ágatha.

O Circuito Brasileiro Open é composto por 16 equipes no torneio masculino e outras 16 no torneio feminino. Os times são divididos em quatro grupos de quatro duplas na disputa da primeira fase, na sexta-feira. No dia seguinte ocorrem jogos válidos pela repescagem, quartas de final e semifinal. As disputas da medalha de bronze e das finais dos dois naipes ocorrem no domingo, com partidas apenas na parte da manhã.

A temporada do Circuito Brasileiro Open 2016/2017 começou em setembro do ano passado, e João Pessoa (PB) será a sexta parada dos nove eventos programados. As próximas cidades que receberão o tour nacional em 2017 serão Maceió (AL), Aracaju (SE) e Vitória (ES).

No torneio feminino, Larissa e Talita (PA/AL), que venceram as três primeiras etapas, lideram com 1.480 pontos. No naipe masculino, Álvaro Filho e Saymon (PB/MS), que venceram em Brasília e Curitiba, além de terem conquistado três vices, estão em primeiro lugar no ranking geral da temporada com 1.880 pontos.