Topo

Em alta, Vitinho embola briga no Palmeiras por uma vaga no Paulistão

Vitinho teve boa participação em jogo contra a Chapecoense - Cesar Greco/Fotoarena
Vitinho teve boa participação em jogo contra a Chapecoense Imagem: Cesar Greco/Fotoarena

23/01/2017 07h00

Com 31 jogadores no elenco, o Palmeiras terá de tirar três para a lista de inscritos no Campeonato Paulista. A princípio dentro da "zona de corte", Vitinho ganhou espaço após uma boa semana de treinos e a atuação de destaque no amistoso contra a Chapecoense. A disputa pelos 28 lugares no Estadual ficou mais embolada depois do jogo de sábado na Arena Condá.

É obrigatório ter três goleiros, portanto Fernando Prass, Jailson e Vinícius Silvestre já estão garantidos. Depois, são 25 vagas para 28 atletas.

Em 2016, foram quatro laterais, cinco zagueiros, nove meio-campistas e sete atacantes. No decorrer do campeonato, saiu um defensor (Leandro Almeida) para a entrada de um meio-campista (Cleiton Xavier), um meio-campista (Moisés, machucado) para o ingresso de um lateral-esquerdo (Victor Luis), além da troca de um atacante (Cristaldo, lesionado) por outro (Róger Guedes).

Desta vez, são quatro laterais, cinco zagueiros, 11 meio-campistas e oito atacantes disponíveis. Um zagueiro (Antônio Carlos e Thiago Martins), além de Rodrigo e Vitinho eram vistos inicialmente como os candidatos a ficar fora. Só que os dois defensores foram titulares diante da Chape, enquanto Vitinho foi o destaque da etapa final, com um belo gol e atuação participativa.

No começo de trabalho, Eduardo Baptista tem adotado o discurso que escolherá sempre o melhor. A análise vale para a montagem do time titular, mas serve também para a hierarquia no elenco. No jogo-treino contra o União Barbarense, por exemplo, Vitinho começou no segundo time, enquanto Hyoran, contratado no fim de ano por quase R$ 7 milhões, ficou no terceiro.

"Estamos observando todo mundo, o Alecsandro não é o (titular) definitivo, o Jean não é o definitivo, o Felipe Melo também não é. É um grupo muito forte, temos tempo para tomar as decisões", explicou o técnico.

Será necessário cortar jogadores também para a Libertadores. No torneio continental, contudo, a lista é um pouco maior, de 30 jogadores.