Topo

Esquema definido e disputa: o legado da Florida Cup para o Corinthians

Daniel Augusto Jr. / Ag. Corinthians
Imagem: Daniel Augusto Jr. / Ag. Corinthians

22/01/2017 07h00

O Corinthians deixa os Estados Unidos após a goleada por 4 a 1 sobre o Vasco e empate sem gols com o São Paulo, com derrota por 4 a 3 nos pênaltis na final da Florida Cup. Os dois jogos disputados no torneio de pré-temporada foram suficientes para o técnico Fabio Carille observar o elenco e definir o esquema tático da equipe.

O treinador alvinegro exaltou a participação do Timão na Florida Cup, principalmente por conta do pouco tempo de trabalho. Além disso, Carille valorizou a qualidade dos adversários.

"Foi muito positiva a participação aqui, jogamos contra Vasco e São Paulo, que iniciaram os trabalhos antes que a gente (dia 2 e dia 4, respectivamente, enquanto o Corinthians apresentou-se dia 11). Saio daqui com as coisas mais claras e convictas. Tem duas semanas para a estreia no Campeonato Paulista, e estamos no caminho certo", analisou.

"Deu para definir a forma de jogar. O plano A vai ser 4-1-4-1, com plano B sendo o 4-2-3-1. Temos jogadores que entraram muito bem, outros que já iniciaram muito bem. O importante é isso: a competição entre o elenco para que eleve o nível da equipe", completou Carille.

Dos 30 jogadores que foram aos Estados Unidos, apenas o goleiro Diego, os volantes Jean e Ameixa, o meia Rodrigo Figueiredo e os atacantes Mendoza, Luidy e Bruno Paulo não entraram em campo. Dos atletas utilizados, inclusive os reforços que estrearam, Carille gostou do que viu e disse acreditar em evolução com mais treinamentos.

"A gente já sabe aonde eles podem chegar, e estão evoluindo bastante. O Fellipe Bastos estreou agora, outros já haviam estreado contra o Vasco. Com o tempo eles vão entender a forma de jogar, o que é o Corinthians. Com poucos treinos, o resultado foi muito positivo mesmo", afirmou.

O Corinthians embarca para o Brasil na noite deste domingo, com chegada prevista para as 8h de segunda-feira. Antes da estreia no Paulistão, Carille terá mais um teste: contra a Ferroviária, dia 1º de fevereiro, na Arena.

"Acho que será um jogo importante. Temos que trabalhar bastante. Nossa estreia no Paulistão será no dia 4 de fevereiro, então colocarei um time em cada tempo diante da Ferroviária", revelou o treinador.