Topo

Portugal escapa da Alemanha após sorteio da Copa das Confederações

26/11/2016 16h38

A Fifa realizou neste sábado o sorteio da Copa das Confederações de 2017 em Kazan, que não terá pela primeira vez o Brasil. Atual campeã do mundo, a Alemanha caiu no Grupo B, juntamente com Chile, Austrália e o representante da África, que será o vencedor da Copa Africana de Nações - que será realizada em janeiro e fevereiro do ano que vem. A anfitriã Rússia vai encarar Nova Zelândia, Portugal e México.

O primeiro jogo da Copa das Confederações será entre Rússia e Nova Zelândia, em São Petersburgo.

A Rússia entrou como cabeça de chave por ser o país-sede da competição. Por outro lado, Alemanha (campeã do mundo), Portugal (Europa) e Chile (América do Sul) entraram no mesmo pote do sorteio. Isso foi feito para deixar os grupos mais equilibrados.

Dessa forma, México (representante da Concacaf), Austrália (Ásia) e Nova Zelândia (Oceania) ficaram no pote 2, assim como o país africano, que será definido no dia 5 de fevereiro, data da final da Copa Africana de Nações, que será realizada no Gabão.

A Copa das Confederações será realizada entre 17 de junho a 2 de julho. Na primeira fase, as quatro seleções se enfrentam entre si em três rodadas. Os dois primeiros de cada chave passam às semifinais.

O Brasil é o maior campeão do torneio, com quatro conquistas: 1997, 2005, 2009 e 2013.