Topo

Desfile de medalhistas olímpicos da vela nas Bahamas

24/11/2016 14h36

O Nassau Yacht Club (NYC) vai reunir nos próximos dias o maior número de medalhistas olímpicos da Star Sailors League (SSL) Finals, disputada desde 2013 nas Bahamas. A competição deste ano receberá 25 duplas de 17 países e oferecerá premiação geral de U$ 200.000. A lista de inscritos inclui 16 medalhistas olímpicos, além de campeões mundiais e vencedores da Volvo Ocean Race, America's Cup e Louis Vuitton Cup. Um desfile de astros da vela na Baía de Montagu.

As regatas da fase de classificação estão previstas entre 29 de novembro e 02 de dezembro. As dez duplas mais bem colocadas seguem adiante. O sábado está reservado para as etapas eliminatórias: quartas de final, semifinal e a decisão, que terá quatro barcos brigando por três lugares no pódio. A SSL leva anualmente a Nassau os melhores timoneiros e proeiros do ranking da temporada. O critério de 2016 classificou diretamente os doze primeiros de ambos os rankings, enquanto mais 13 duplas entre as melhores do mundo na classe Star, receberam convites vip.

O Brasil contará com três duplas às Bahamas. Donos de cinco medalhas olímpicas, Robert Scheidt e Torben Grael terão como proeiros, Henry Boening (Maguila) e Guilherme de Almeida (Madá). Também medalhista, Bruno Prada correrá ao lado de Jorge Zarif. A Alemanha terá Jochen Schümann, três ouros e uma prata em Jogos Olímpicos nas classes Finn e Soling e mais duas vitórias na America's Cup pelo time suíço Alinghi. Paul Cayard, dos Estados Unidos, competirá como campeão mundial de Star, vencedor da Whitbread Volta ao Mundo e da Louis Vuitton Cup.

A SSL Finals 2016 será impulsionada ainda pelos Jogos Olímpicos Rio 2016. O croata Sime Fantela, ouro na classe 470, é presença confirmada. O pódio da Laser também estará completo em Nassau, com o australiano Tom Burton, medalha de ouro; o croata Tonci Stipanovic, ganhador da prata e o neozelandês Sam Meech, com o bronze. O francês Xavier Rohart, vencedor do SSL City Grand Slam de Hamburgo (ALE) em maio e líder do ranking dos proeiros é uma das atrações, assim como o vice-líder George Szabo (EUA), ganhador do SSL Lake Grand Slam da Suíça, em 2015.